Dica 3 – Assista a filmes em inglês

Quanto mais você ouvir inglês, mais vai entender. Lembra de como você aprendeu português? Provavelmente não, pois você ainda era um bebê, mas pergunte aos seus familiares. Se você tem criança em casa, observe como elas aprendem a falar. Quando o bebê nasce, ele não sabe falar nada. As pessoas a sua volta falam com ele e com o tempo ele começa a entender. Se o bebê só ouvir português, vai aprender português. Se só ouvir inglês, vai aprender inglês. E assim por diante. Ou seja, ouvir é a coisa mais importante neste caso.

Assistir a filmes em inglês vai ajudar você a entender cada vez mais. Procure assistir a filmes sem legenda (nem em português e nem em inglês). No começo pode ser que você não entenda nada, mas aos poucos vai entender algumas palavras, frases e até diálogos completos. Não precisa assistir a filmes inteiros ou longos. Assista a trechos de filmes, algumas cenas. Se você assistir a 10 minutos por dia, já estará treinando um pouco. Depois vá aumentando o tempo. Quem sabe no fim-de-semana você pode assistir a um filme inteiro?

A que tipo de filmes você deve assistir? Assista ao tipo de filmes que você gosta, e que assistiria normalmente. Drama, comédia, aventura. Gosta de seriados de TV? Assista ao de sua preferência. A Internet também oferece diversas oportunidades e ver filmes em inglês. Veja videos no youtube (www.youtube.com) e divirta-se. Tem muita coisa boa! Gosta de fazer downloads de seriados? Se você é fã de seriados como eu, pode assistir ao último episódio do seu seriado favorito no dia seguinte à sua exibição nos Estados Unidos. Você treina o seu inglês e vê o episódio antes de todos mundo!

Lembre-se. Assistir a um filme em inglês não é estudar inglês. Não encare isso como um exercicio, uma lição de casa. Assistir a um filme é uma diversão, que você vai ter usando o inglês.

Quando for assistir a um filme pela primeira vez, não pense que já vai entender tudo. Eu costuma dizer aos meus alunos. Sente na frente da TV ou do computador e diga pra você mesmo, “Eu sei que não vou entender nada, então o que conseguir entender será lucro”. Você vai se surpreender com a quantidade de coisas que vai entender.

Uma outra dica é assistir a filmes que você já viu, pois assim você já conhece a história e não precisa se preocupar com entender o que está acontecendo. Com essa preocupação a menos, você relaxa e se diverte. Filmes para criança são legais também. Filmes da Disney – aqueles que você viu quando era criança – também são uma alternativa.

Alguma pergunta? Você quer alguma dica sobre algum assunto mais específico? Escreva pra mim!

Até a próxima,

Carlos

11 Respostas to “Dica 3 – Assista a filmes em inglês”

  1. Gloria Quélhas Says:

    Olá, Carlos,
    Fui com vc pela primeira vez aos EUA, como professora do IBEU-RJ, em 1990, lembra?
    Gostaria de sugerir uma outra dica: quando o aprendiz estiver vendo um filme já visto, que já conhece a história, colocar a legenda em inglês, pois assim ficará mais confortável para ele/ela, podendo, assim, treinar duas habilidades, até que finalmente consiga assistir o filme sem legenda.
    Espero que goste da dica.
    Um abraço,
    Gloria.

  2. carlosgontow Says:

    Oi Glória,

    Claro que lembro! Foi também minha primeira viagem para os Estados Unidos. Na época, não existia TV a cabo nem DVD, e eu aluguei uma TV e um video cassete, e nas 3 semanas que passamos na Universidade da Florida gravei 10 fitas com 6 horas cada uma com programação de TV. Usei muito essas fitas para dar aulas. Na verdade, ainda tenho essas fitas e agora estou digitalizando elas para passar para DVD.

    Em relação à sua sugestão, acho que todo recurso é válido, mas continuo achando que é melhor ver o filme sem legenda. A legenda (mesmo em inglês) acaba funcionando como uma muleta, e a pessoa depois fica com medo de deixá-la de lado achando que sem a legenda não vai entender. Mas será que ela estava entendendo o que ouvia ou o que lia? Sem a legenda, pode ser desconfortável no começo, como oce diz. Acho que esse desconforto inicial passa depois de um tempo e você percebe que não precisa entender todas as palavras para entender o filme.

    Além disso, a compreensão auditiva e a leitura são duas coisas diferentes. Você pode usar a legenda para trabalhar outros aspectos do filme, como vocabulário e pronúncia, por exemplo.

    Obrigado pela contribuição,

    Carlos

  3. Salete Says:

    Oi Carlos
    Parabéns pelo blog, você dá dicas muito boas. Falar inglês morando aqui e falar inglês “de longe” é muito differente. Quando vim morar aqui nos Estados Unidos meu inglês era muito bom, mas ninguém me entendia porque era “correto” demais. Dendendo do lugar onde você mora o inglês muda, assim como o português. Tenho uma amiga do Rio Grande do Norte que poucas pessoas entendem o que ela fala :). É a questão do sotaque, dos cacoetes, lisps, probemas de dicção, etc. A dica de filmes é muito boa, mas as pessoas precisam tomar cuidado com o contexto do filme para não aprender errado (experiência própria).
    Assistir a filmes da Disney é a melhor maneira, pois os filmes, apesar de orientados para crianças, são interessantes e você encontra palavras corretas, pouco slang and a clear pronunciation.
    Minha dica é nunca deixe de assistir a um desenho (“Pequena Sereia”, “Toy Story”, “Ice Age”, etc) com seus filhos. É uma excelente oportunidade para você e seus filhos aprenderem inglês (eles vao aprender mais rápido que você) e para vocês se aproximarem tambem, fazendo algo junto.
    Beijão,

  4. brenner Says:

    Não entendi. Para ver filmes em inglês, tem que ser com a legenda em inglês ou em português?

    • carlosgontow Says:

      Olá Victor,

      Obrigado pela sua pergunta.

      Eu não sou o dono da verdade e nem sou eu quem vai decidir qual a melhor maneira de você aprender inglês.

      Eu acho muito importante para aprender inglês você assistir a filmes em inglês sem a legenda. É claro que no início, se você não sabe nada de inglês vai ser mais difícil. Comece assistindo a 10 minutos por dia e depois de um tempo vá aumentando um pouco.

      Se você assistir a um filme inteiro sem legenda, e se o seu inglês ainda é muito básico, pense que não vai entender muito. Assim, o que entender já é lucro. Com o tempo, com mais estudo e mais prática você vai conseguir entender melhor, até chegar um dia em que você vai ver o filme inteiro sem legenda.

      Lembre-se que mesmo que você já tenha um inglês excelente não é necessário entender todas as palavras do filme. O importante é entender a história. Se você conseguir entendê-la já é ótimo.

      Se tiver mais alguma pergunta, escreva!

      Um abraço,

      Carlos

  5. brenner Says:

    Muito obrigado pela sua dicas. Você é ótimo. Mas se eu assistir com legendas em português, ajudará tambem para saber as traduções, não é?
    Eu gostaria de saber se tem algum site que tenha podcast em inglês de graça.
    Desde já, agradeço,

    • carlosgontow Says:

      Olá Victor,

      Obrigado pelo comentário e pelos elogios.

      É uma questão pessoal. Eu, particularmente, sou contra a tradução. Acho que é mais importante entender do que saber a tradução. A não ser que você pretenda ser um tradutor, saber traduzir cada frase não é o mais importante.

      Eu não estou aqui para dar regras – você faz o que achar melhor para você.

      Há vários sites com podcasts de graça. Experimente o National Public Radio – http://www.npr.org/

      Se tiver mais alguma dúvida, escreva.

      Um abraço,

      Carlos

  6. Aristônio Says:

    Caro Carlos,

    Ótimas dicas! Eu sou iniciante no estudo de inglês. Acabei de terminar o curso básico no CCAA e começei agora o primeiro livro do intermediário, ou seja, o meu inglês é ainda muito elementar. Ontem pela primeira vez me aventurei a assistir um filme com a legenda em inglês. Para a minha surpresa eu tive uma boa compreensão do filme. Naturalmente que muitas palavras eu desconhecia, mas ao ler os comentários aqui me senti muito corfortável ao saber que isso é normal, e o que o mais importante é entender o filme, e isso eu consegui! Pretendo hoje mesmo assistir ao mesmo filme agora sem legenda, tentando compreender o que eu ouço.
    Grande abraço e continue firme postando as dicas, elas são muito boas!

    • carlosgontow Says:

      Olá Ariistônio,

      Obrigado pelo comentário e pelo depoimento.

      Eu sempre sugiro assistir ao filme sem nenhuma legenda. É claro que é mais difícil, mas você vai acostumando o ouvido a entender o inglês. Se você usa a legenda, acaba usando-a como muleta e fica difícil de largá-la depois.

      Experimente e depois me conte como foi

      Um abraço e continue escrevendo,

      Carlos

  7. Karina Leticia Says:

    Eu ja fiz dois cursos de inglês e sei algumas coisas.
    Infelizmente eu era nova e não me interessava por isso. Hoje em dia preciso de inglês e não tenho tempo e nem dinheiro para fazer um curso.
    Eu gostaria que o senhor pudesse me dar algumas dicas para que eu possa aprender em casa.

    Obrigado ,

    Karina Leticia

    • carlosgontow Says:

      Oi Karina,

      Obrigado por sua pergunta.
      O seu caso é muito comum. Muitas pessoas têm a chance de estudar quando novas, mas não se interessam. Depois mais tarde, percebem o quanto o inglês é importante.
      No entanto, nunca é tarde para recomeçar. Você agora precisa começar e ir em frente.
      Aprender sozinha não é fácil e é preciso ter muita dedicação e disciplina. Se você tiver um amigo que possa estudar junto com você, isso ajuda bastante, pois você vai ter alguém para praticar com você.

      O ideal é você comprar um livro e ir seguindo as unidades do livro. Os bons livros vem com um CD, que você pode ouvir e repetir.
      Além de estudar nesse livro, é importante você fazer exercícios de gramática, acompanhando as unidades do seu livro.

      Paralelamente ao estudo, procure assistir a filmes em inglês sem legenda. Pode sder um DVD ou até vídeos do youtube. No começo você não vai entender quase nada, mas não desista. Com o tempo você vai começar a entender mais e mais.

      Também procure cantar músicas em inglês. Encontre a letra na Internet e cante junto.

      Existe um site chamado Live Mocha (http://livemocha.com/) onde você pode aprender inglês com a ajuda de nativos. Você pode se cadastrar e ter lições online. Em troca, você precisa ajudar alguém que esteja aprendendo português. É bem interessante.
      No meu livro “101 Dicas Para Você Aprender Inglês Com Sucesso” eu dou muitas ideias de como estudar e de como melhorar o seu inglês. Se você puder, leia-o e tente fazer o que eu sugiro. Isso vai te ajudar bastante.

      Boa sorte e me escreva se tiver dúvidas.

      Um abraço,

      Carlos

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.501 outros seguidores

