Dica 18 – Aprendendo a cantar em inglês

Vou voltar um pouco num tema que já falei – cantar em inglês. É certo que cantar ajuda a melhorar a sua pronúncia. Mas como fazer para aprender a cantar uma música?

Quando você ouve uma música em português, em geral você entende quase todas as palavras. Você vai ouvindo a música e quanto mais ouve, mais vai aprendendo a cantar. Mas não sempre. Às vezes você canta algumas palavras erradas. Eu me lembro da música “Detalhes”  do Roberto Carlos, em que ele falava da “mantissidão”. Eu cantava a música, mas não sabia o que significava essa palavra. Achava que devia ser algum tipo de calma, um clima de ternura, amor, sei lá. Depois de muito tempo foi que eu descobri que não era “nos lençois macios, a mantissidão”, mas sim, “nos lençois macios, amantes se dão”. O som é o mesmo! Eu estava pronunciando certo, mas não sabia onde uma palavra começava e outra terminava.

Quando a minha filha Bruna nasceu, a minha sogra cantava para ela “Atirei o pau no gato” e numa certa altura da música cantava “Dona Chica demerou-se do berrô que o gato deu”. O que aconteceu aí? Quando ela era criança deve ter ouvido essa música e como não sabia o que significava, repetia como entendia. Depois continuou cantando assim, sem pensar no que cantava. Nós tivemos que explicar para ela que era “Dona Chica admirou-se”, mas quando a gente junta “Chica” com “admirou-se” pronuncia os dois “a” como um só – “Dona Chica dimirou-se” é o que a gente ouve. (Atenção: É apenas uma pequena gozação, mas não estou falando mal da minha sogra, uma pessoa maravilhosa… )

Quando você ouve uma música em inglês, você provalmente vai entender muito menos do que entende em português. Você ouve, mas você não sabe onde termina uma palavra e começa a outra. Por isso, é importante que você treine lendo a letra.

A minha sugestão para você aprender a cantar é a seguinte:

Primeiro, ouça a música várias vezes, acompanhando com a letra. Depois vá cantando uma linha de cada vez.

Cante a primeira linha. Dê “pause” na gravação e volte para o começo. Cante a primeira linha novamente. Depois de tentar várias vezes, tente cantar sem ler. Cante só a primeira linha várias vezes. Se esquecer, leia a letra novamente. Faça isso até conseguir cantar a primeira linha bem, sem ler.

Passe para a segunda linha. Cante a segunda linha várias vezes, lendo e depois sem ler. Quando estiver bem firme, está na hora de juntar as duas linhas. Tente cantar a primeira e a segunda linhas juntas. Faça isso várias vezes, até aprender bem. Vá tocando a música, parando e voltando ao início várias vezes.

Continue até o final da canção, acrescentando uma linha de cada vez e repetindo todo o processo.

Dá trabalho? Sim, um pouco. Mas dá resultado e além disso é super divertido!

Depois cante a canção inteira várias vezes. Ouça esta música no carro e cante junto, ouça no tocador de mp-3 (se estiver na rua, vá cantando baixinho, ou se for mais cara-de-pau vá cantando em voz alta mesmo), ouça no computador, enfim, cante muitas e muitas vezes.

Como eu já disse antes, não se preocupe em entender todas as palavras. O importante é você cantar. Você vai aprender a pronúncia das palavras e vai aprender a juntar os sons. O ritmo da música vai ajudar.

Se quiser procurar o significado das palavras num dicionário (em inglês – nada de tradução), também pode, mas não é necessário, pois o mais importante nesse momento é você cantar e aprender os sons. Com o tempo, você vai entender mais e saber o que está dizendo. E um dia sem perceber, vai usar uma frase de uma música numa conversa – eu faço isso muitas vezes! E você vai notar que está usando a frase num contexto certo.

Esse é um método que funciona. Cada um tem o seu ritmo, então pode demorar um pouco mais para uns, um pouco menos para outros. E depende também do tamanho da letra também. Mas não importa. Tente fazer isso e depois me conte se ajudou. E se tiver alguma outra dica, escreva. Compartilhe suas ideias com todos. Use sua experiência para ajudar. É gostoso…

Até mais,

Carlos

About these ads

122 Respostas to “Dica 18 – Aprendendo a cantar em inglês”

  1. Erika Aguiar Says:

    Olá,
    Quero deixar aqui um depoimento sobre aulas de música. Primeiro que me lembro das letras que o Carlos dava na aula. Uma delas é do Bon Jovi. E me lembro até hoje que o Carlos dava a letra para cantar junto com a canção. Além disso, o quanto aprendi ouvindo música dos Beatles. Conheço quase o album todo. Professor de inglês tem fama de dar musica dos Beatles. Mas são músicas fáceis e legais. Obrigada Carlos por ter me motivado a gostar de música.

  2. rodrigohaddad Says:

    quando eu era criança eu achava que o refrão de “You´re the One That I Want” era “you´re what I need, MY DESTINY!!!”

  3. Luminha Says:

    Oiiiiii…… Eu não sei o que significa poker face. Não sei nem pronunciar corretamente.

    Obrigada,

    • carlosgontow Says:

      Oi,

      Você viu essa expressão no “Glee”?

      Dê uma olhada nesse dicionário online. Tem a explicação e um exemplo.

      Cambridge online
      Se você clicar na cor azul, onde diz US, você ouve a pronúncia americana. Se clicar no vermelho, onde diz UK, ouve a pronúncia britânica.

      Veja se entende a explicação em inglês. É muito melhor entender sem traduzir. Caso tenha dúvidas, escreva novamente.

      Obrigado por escrever,

      Carlos

  4. solka Says:

    Minha mulher tem uma certa facilidade em aprender a cantar musicas em inglês. Ela deve saber cantar mais de 150 músicas em inglês e algumas em finlandês. Ela desenvolveu uma habilidade em que ouve a música (sem a letra – só ouve) umas 7 ou 8 vezes e já canta ela inteira. Eu até me espanto com essa facilidade.

    • carlosgontow Says:

      É muito bacana ter esta facilidade. Isso com certeza a ajuda a aprender inglês mais rápido. Se você pensar que aprender uma língua é como aprender uma melodia, isso é apenas um passo para começar a falar inglês bem.

  5. Jessica S. Says:

    Adorei pacas a dica. Aprendi em 3 dias a cantar ”When I Grow Up”
    das Pussycat Dolls.
    Obrigado! Me ajudou muito no trabalho de inglês.

  6. victoria Says:

    Olá
    Sou a Vivi.
    Gostei das dicas e aprovo tudo. Isso foi bem legal. Demorou 12 dias mas valeu à pena.
    Tente, vai gostar, só experimente!!!!!!

  7. Jackson Cunha Says:

    Que legal as dicas..
    Já imaginava que seria mais ou menos desse jeito..
    Estou tentando. Espero que eu tenha resultados.

  8. vivianna Says:

    Caiu do céu esta dica!!! Pois me convidaram pra ser vocal de um banda, mas eu não sei falar inglês!!! E nem cantar em inglês!!! Vou começar hoje mesmo e logo logo te conto no que deu!!!

    Ah… e só pra complementar. Quando a Pitty lançou a musica “Teto de Vidro”, eu sempre entendia “Teto Divino”!
    Rsrrsrsr Depois de quase 1 ano que fui entender a letra direito!!!

    Beijos e valeu pela dica!

  9. MARIANA Says:

    Oi pessoal, gostei muito disso. Agora consigo cantar em inglês!!

  10. carla Says:

    Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  11. Emily Says:

    Bom, ver a tradução da música nem sempre é uma boa ideia, porque quando eu fazia isso a letra sempre me deprimia -q
    Mas acho que para aprender a cantar uma música em inglês ou qualquer outra língua você tem que cantar a música muitas vezes mesmo, porque depois quando verdes já estará cantando a música sozinho. É assim que eu faço.

  12. Lucas Says:

    Se eu escutar uma música umas 8 vezes eu aprendo, principalmente em inglês. Muitas pessoas acham minha voz parecida com a do cantor Nick da banda Jonas Brothers.

    • carlosgontow Says:

      Oi Lucas,

      Obrigado por escrever.

      Legal esse seu depoimento. Não existe um número padrão. Cada pessoa é diferente. Tem gente que aprende mais rápidamente e outros que precisam de mais tempo. Continue cantando, pois o seu inglês vai ficar cada vez melhor.

      Um abraço,

      Carlos

  13. doida da net Says:

    Achei as dicas muito úteis e legais. Mas antes de ler esse site eu já fazia isso quando era pequena, com as músicas da Barbie.
    Resultado: sei todas as musicas da barbie de cor.

  14. NathaliaRamoos Says:

    Eu tô tentando cantar THE TIME (DIRTY BIT) BLACK EYED PEAS. Já consegui duas estrofes em 1:00 hora. =D
    Deve ser porque eu escuto essa musica muitas vezes no dia.
    E se vc pudesse me ajudar, eu queria receber mais dicaas =D

    • carlosgontow Says:

      Oi Nathalia,

      Parabéns! Você está no caminho certo. O treino faz você melhorar cada vez mais.

      Eu já escrevi várias dicas sobre como cantar. Procure nas outras dicas. Se não encontrar o que procura, escreva novamente.

      Um abraço e parabéns,

      Carlos

  15. NathaliaRamoos Says:

    E outra dica. Se vc começar cantando com a música bem baixinha (só para escutar a melodia) ajuda muito.

  16. NathaliaRamoos Says:

    Quando eu vou cantar a primeira estrofe de “The Time (Dirty Bit)”, em vez de cantar “And I never felt this way before” eu canto “And I never BABY this way before”. Kkkk’ fica meio, estranho mas estou melhorando.

    • carlosgontow Says:

      É assim mesmo que funciona. Aos poucos você vai melhorando. Por isso acho sempre bom no início seguir a letra. Se você for lendo e cantando, você aprende a associar os sons com as palavras.

      Obrigado por escrever,

      Carlos

  17. elizabete Says:

    Oi,
    Eu acho lindo quem sabe cantar em inglês, mas eu sou daquelas que mais têm dificuldade, tanto para aprender a língua quando para cantar.
    A minha maior dificuldade de cantar é ouvir, pois eu não consigo entender e pronuncio tudo errado.
    Será que teria um outro jeito de aprender a cantar?
    Beijos,
    Elizabete

    • carlosgontow Says:

      Olá Elizabete,

      Obrigado pela sua pergunta.
      Você é normal. Isso acontece com todo mundo. É realmente difícil entender quando se ouve, principalmente se você é iniciante no inglês.
      Por isso o meu conselho é sempre acompanhar a música lendo a letra. Coloque fones de ouvido e ouça a canção várias vezes, acompanhando com a letra, sem cantar.
      Depois de um tempo, tente repetir uma frase de cada vez. Repita várias vezes a mesma frase, antes de ir para a próxima. Preste bem atenção ao som que está ouvindo, leia a letra e tente imitar.
      No início é mais difícil, mas com a prática você vai ficando cada vez melhor.
      Experimente!
      Se tiver mais alguma dúvida, escreva.
      Um abraço,
      Carlos

  18. DAVI Says:

    Nossa, eu adorei as dicas!!!
    Eu tenho apenas 12 anos e amo cantar! Meu sonho é ser cantor. O estilo de musica que eu amo é pop eletrônica e também outras, mas não me recordo!!

    Adorei as dicas!

    • carlosgontow Says:

      Obrigado, Davi

      Que bom que gostou das dicas. Espero que continue tentando e cantando cada vez melhor.

      Boa sorte da carreira de cantor. Se você quiser mesmo, de verdade, esforce-se que você consegue!

      Abraços,

      Carlos

  19. DAVI Says:

    Ah é, eu esqueçi de dizer que eu só gosto de músicas em inglês. kk

  20. Yasnaya Delly Says:

    Huhuuuh! Já aprendi a metade da musica “You Belong With Me” (Taylor Swifft). Aff’z Levei bem umas 2hs a 3hs pra conseguir! Ainda falta a outra metade! Vamos ver se consigo! Rs

  21. MáhLavigne . Says:

    Obrigada pela dica. Eu adorei! Eu e minhas amigas estamos cantando “What The Hell” da Avril Lavigne para uma apresentação no colégio, e graças à sua dica, corrigimos algumas palavras que nós pronunciavamos e entendíamos erradas, e decoramos uma parte que não sabíamos!

  22. slash Says:

    Olá, gostaria de saber como arranjar mesmo a voz e não dar aquelas desafinadas, ora graves, ora agudas… Não consigo de jeito nenhum cantar “Sweet Child o’ Mine” do Guns N’ Roses.
    A minha voz não fica nem um pouco igual à da música. Isso depende de cada um, ou é possivel cantar com qualquer voz? Há exercícios para treinar isso?

    • carlosgontow Says:

      Obrigado pela pergunta, mas eu sou professor de inglês e não de canto. Claro que há exercícios para voz, mas você precisaria perguntar a um profissional da área. Nesse caso, infelizmente, não posso te ajudar.

      Eu gosto de cantar e também há certas músicas cujo tom eu não alcanço. No caso de você estar cantando para aprender inglês não importa muito se sua voz é boa ou não. Se você quer cantar bem, precisa trabalhar mais a voz.

      Boa sorte,

      Carlos

  23. Isadora Says:

    Olá,
    Sou do 7º ano e tenho um sarau na minha escola. Resolvi cantar “Marry You” do “Glee” (original do Bruno Marz)! Achei muito boas suas dicas. Eu realmente estava precisando de algumas, já que cantar em inglês é uma tarefa difícil.
    Obrigada pela ajuda!

  24. Caroline Pozzer Maurer Says:

    Amei a dica. Muito boa! Enjoei das músicas em português, e queria inglês, mas não sabia como cantar. É uma boa dica, até porque não só se aprende a cantar inglês como se aprende como se escreve as palavras em inglês, alguns significados, etc. Muito boa mesmo; Agora eu vou tentar cantar a música “What the Hell” da Avril Lavigne.

  25. Carla Sulamita Says:

    Olá… Adorei as dicas. São muito motivadoras… A minha dúvida é por que têm palavras em inglês que se escreve de uma forma e se pronuncia diferente? Existe alguma regra nos sons? Jà tentei aprender mas não consigo. O que devo fazer?

    • carlosgontow Says:

      Oi Carla,

      Obrigado pela mensagem e pelo comentário.

      A pronúncia em inglês não tem regra fixa. As palavras em inglês são originárias de várias línguas e a pronúncia tem a ver com a origem e não com a escrita.

      Há uma dica no blog sobre isso. Dê uma olhada. Para você aprender pronúncia, é preciso prestar atenção aos sons que ouve e repeti-los. Com o tempo, você acaba aprendendo. Não adianta procurar uma lógica. É uma questão de treino.

      Um livro muito bom que pode te ajudar é o “English Pronunciation for Brazilians”, que foi escrito especialmente para brasileiros e trata dos problemas mais comuns entre nós. O livro tem 3 CDs que vão ajudá-la a aprender. Você pode comprá-lo em qualquer livraria, ou pelo site da DISAL, clicando no link abaixo:

      http://www.disal.com.br/detalhes/index.asp?A1=&COMIS=41664xdNjBccepxEMzAoKsQCRveXegSwNXymymDa &A2=C&codigo=150570.1

      Boa sorte e escreva sempre que quiser.

      Um abraço,

      Carlos

  26. Carla Sulamita Says:

    Obrigada pelas dicas, e parabéns pelo seu trabalho. Com certeza você está ajudando muitas pessoas, não só pelas dicas mas pela motivação que há nas suas palavras. Se todos os professores de inglês seguissem seu exemplo, seria tudo menos complicado, Só pelo incentivo. Parabéns! Adorei seu site. Bjo,

  27. DAVI Says:

    É MUITO LEGAL ESSE SITE DE APRENDER A CANTAR AS MUSICAS EM INGLÊS. EU ESTOU TREINANDO PARA GANHAR O TROFÉU DE MELHOR CANTOR. ESTOU MUITO ANSIOSO.

  28. Bianca martins oliveira Says:

    Adoroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo sua dicas. Ouvi 3 vezes e já canto. Valeu! Bjs,,

  29. Bianca martins oliveira Says:

    Sou sua fã. Adoro muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito suas dicas. Elas me ajudam. Bjs,

  30. nay Says:

    To querendo aprender “THIS IS ME” de Demi Lovato… mas é um pouco grande. Já que estou de férias da escola vou me dedicar à música!

  31. MARIANE Says:

    TO PEGANDO ESSA DIGA PARA TREINAR E CANTAR NAESCLA. BRIGADINHO!!!.BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS.

  32. talita Says:

    Gostei. Vou tentar assim.

  33. talita Says:

    To aprendendo muito com vc. Gosto muito de suas dicas muito legais.

  34. sabrina alves ramos Says:

    Olha, eu quero muito aprender inglês. Meu sonho è ter uma oportunidade de cantar na TV, Eu canto quando eu estou tomando banho, arrumando a casa, etc. Eu tenho uma sonho e eu sei que vou realizar, Eu vou correr atrás dele até eu conseguir. Eu sò sei que eu preciso confiar em Deus e em mim mesma.
    Um beijo, e tchau,

  35. JUCA Says:

    Não sou fã do Roberto Carlos, mas a música que voce insinua no começo não é “Detalhes” e sim “Os Seus Botôes”.

    Juca Vicentin

  36. Estephani Gomes Says:

    Adorei a dica! :D
    Eu já aprendi a cantar música ” La la Land ” da Demi Lovato.
    Agora vou tentar a música do Cody Simpson “All Day” , É meio dificil, mas eu vou conseguir. (:

  37. LaurA Says:

    Muito obrigada! Ajudou muito!

  38. Vanessa Says:

    Nossa! Adorei a dica! =)
    Eu preciso aprender outras músicas em inglês, pois vou fazer um clipe com minhas colegas (somos praticamente, uma “banda” [kkk']). É um trabalho de inglês.
    Eu fiquei encarregada de escolher a música. Escolhi “Complicated”, da Avril Lavigne (♥). Passaram-se uns dias, mas os resto das meninas do grupo sentiram dificuldade em cantar. Já eu, tenho uma certa facilidade que só de escutar 1, 2, 3 vezes, já sei a letra e a pronúncia.
    Só me resta agora escolher uma música com a qual elas se adaptem mais, e passar essa dica, que eu acho que irá ajudar muito!

    • carlosgontow Says:

      Obrigado pelo comentário Vanessa,

      Cada pessoa é diferente. Alguns aprendem mais rápido do que outros. É preciso paciência e dedicação. Suas amigas vão aprender também, mas você, que é mais rápida, tem que ter paciência com elas. Pode usar a sua facilidade e ajudá-las a aprender. Isso será bom para o grupo todo.

      Boa sorte,

      Carlos

  39. selena gomez Says:

    Obrigada. Foi assim que consegui cantar bem e em inglês.

  40. keke Says:

    Eu gostei muito dele, e agora vou tentar.

  41. Marcelo Says:

    E aí, Carlos, firmeza? Espero que sim.
    Estava eu ouvindo em meu celular minha banda preferida, “The Killers”, especificamente a musica “Tranquilize”. Ouça. Você não vai se arrepender.
    Como gosto muito dessa música resolvi procurar em meu celular mesmo a tradução, que é muito boa por sinal, e logo em seguida procurar a letra para ver se conseguia canta-la. Mas não obtive muito sucesso, pois é muito dificil. =/
    Então pensei em procurar na internet dicas de como aprender a realizar essa façanha. Rs.
    Logo me certifiquei de que não há “posts” melhores que os seus em todos os sites nos quais procurei.
    Parabéns e muito obrigado pela ajuda, cara. Foi de muita serventia!
    Tudo de bom e fique com Deus.
    Abraços!

    • carlosgontow Says:

      Olá Marcelo,

      Obrigado pelo comentário. Fico feliz que as dicas tenham sido úteis para você. Aprender a cantar uma música é uma questão de treino e repetição.

      Eu mesmo, que falo inglês bem, tenho dificuldades a cada música nova. Mas a experiência de ter tido diculdade e superado nos incentiva a aprender músicas novas.

      Você está no caminho certo. Continue firme.

      E se tiver perguntas ou comentários, sinta-se à vontade para escrever.

      Um abraço,

      Carlos

  42. Paola Pamela Alves Evangel Says:

    Eu agradeço a você pela dica. Já estou aprendendo a cantar algumas partes das musicas que eu mais gosto em inglês.

    • carlosgontow Says:

      Oi Paola,

      Obrigado pelo comentário.

      Que bom que você está conseguindo cantar! Quanto mais treinar, melhor ainda vai cantar. E vai acabar falando inglês melhor também.

      Um abraço,

      Carlos

  43. suzana Says:

    Oi sou a Suzana. Tenho 10 anos. Hoje é 27 de setembro. Será que eu consigo aprender até o dia primeiro de outubro a cantar a música do Justin que é “Somebody to Love”?

    • carlosgontow Says:

      Oi Suzana,

      Obrigado pela sua pergunta.

      É claro que você consegue, mas precisa treinar bastante. Primeiro sugiro que você pegue a letra da música e imprima. Ouça a músicxa várias vezes sem cantar, somente acompanhando a letra. Se tiver fones de ouvido, coloque-os e concentre-se bem nos sons das palavras.

      Depois vá cantando uma linha de cada vez. Cante uma linha e pare a música. Repita várias vezes até conseguir cantar sem ler. Quando estiver bem firme, faça a mesma coisa com a segunda linha. Quando souber bem a segunda linha, tente cantar a primeira e a segunda linha juntas, Continue assim até chegar ao final. Não tenha pressa de aprender rapidinho. Você ainda tem alguns dias e repetindo muitas vezes vai conseguir.

      E usando o mesmo método, vai conseguir aprender qualquer música, do Justin Bieber ou de outros cantores.

      Depois me escreva contando como foi o resultado, OK?

      Um abraço,

      Carlos

  44. Andressa Says:

    Para aprender a falar Ingles é tão dificil como cantar em ingles?

    • carlosgontow Says:

      Oi Andressa,

      Obrigado por escrever.

      Tudo que a gente ainda não sabe é difícil no início, masa com a prática vai ficando mais fácil. O que você precisa é praticar bastante.

      Cantar ajuda a aprender inglês porque você vai aprendendo os sons da língua, mesmo que que não entenda tudo da letra. Quanto a falar, você tem que come”car com coisas mais simples e ir complicando aos poucos – como você aprendeu português.

      Boa sorte e escreva sempre que quiser,

      Carlos

  45. rafael Says:

    Tenho 14 anos e vou cantar “Hey Soul Sister” no fim do ano na turma do inglês… Tenho que treinar muito, mas será que eu vou conseguir?

    Obrigado,

    • carlosgontow Says:

      Oi Rafael,

      Obrigado por escrever.

      É claro que você vai conseguir. Basta você se dedicar bastante e praticar muitas e muitas vezes. Tudo depende do seu esforço e dedicação.

      Depois me conte como foi.

      Um abraço,

      Carlos

  46. Tainara Says:

    A música que eu quero aprender é um reggae. Muitas vezes o cantor canta muito rápido, ou canta embolado. Mesmo que eu esteja lendo a letra não consigo acompanha-lo. Como faço?

    • carlosgontow Says:

      Olá Tainara,

      Obrigado pela pergunta.

      O segredo é ouvir muitas vezes acompanhando a letra, e começar a cantar um pedaço de cada vez. Cante muitas vezes a primeira frase da música até conseguir e só depois passe para a segunda. Tente imitar a maneira de cantar do cantor.

      Se for difícil, vai demorar um pouco para você aprender, mas o importante é não desistir. Quanto mais você praticar, melhor irá cantar.

      Depois me escreva para contar como ficou.

      Um abraço,

      Carlos

  47. yasmin Says:

    Oi meu nome é Yasmin. Eu tenho uma voz linda e queria ser cantora. Já pensei em enviar no you tube eu cantando e inglês. Mas tem um problema: eu não sei falar em inglês. Eu tenho aula de ingles, mas eu não entendo nada. E agora o que eu faço?

    • carlosgontow Says:

      Olá Yasmin,

      Obrigado por escrever.

      Aprender inglês exige dedicação. Não se aprende de uma hora para outra.

      Cantar em inglês ajuda a aprender, pois se você prestar atenção consegue repetir os sons corretamente. Mas muitas vezes não entendemos o que estamos dizendo. Por isso, você também precisa estudar. Você pode fazer um curso, ou estudar sozinha.

      Há muitas coisas que você pode fazer para aprender, além de estudar. Veja as outras dicas que eu já escrevi: você pode assistir filmes em inglês sem legenda, ler livros, revistas e jornais, fazer exercícios de gramática, conversar com as pessoas e muito mais.

      Se você não entende as suas aulas, peça ajuda ao seu professor. Peça sugestões de exercícios que pode fazer fora da aula, por exemplo. Lembre-se que a vontade de aprender é sua e o esforço deve ser seu.

      O resultado é que você vai começar a melhorar pouco a pouco, até chegar a ter um nível de inglês legal.

      Boa sorte e continue escrevendo,

      Carlos

  48. Ana karolina (karol) Says:

    Olá Carlos,

    Adorei as dicas. Nooossa me ajudou muito! Tô louca numa música da Toni Braxoton, mas tô com medo de enjoar da música se ficar ouvindo muito. Mas vou tentar. A música é linda e quero cantar no meu casamento, que em breve irá acontecer. Quero surpreender a todos.
    Obrigada mesmo pela dica. ADOREIIIIII………….

    Beijão,

    Fica com DEUS!

    • carlosgontow Says:

      Obrigado por escrever, Karol

      Eu acho que não dá para enjoar, porque quanto mais você ouvir e cantar, melhor vai conseguir. Eu constumo fazer isso e às vezes canto a mesma música vários dias seguidos, sem parar. E não enjoo!

      Se você cansar, faça uma pausa e retome mais tarde, ou no dia seguinte.

      Um abraço,

      Carlos

  49. Ney santos Says:

    Carlos, parabéns pelos posts. Tem ajudado muita gente. Tenho uma banda há uns cinco anos. Não cantava em inglês porque sou do tipo que pra fazer tem fazer bem feito, mas com muita dedicação já canto 10 canções em meu show.

    Valeu! Sucesso!

  50. larissa Says:

    Eu aprendi a cantar a múdsica “Alice” da Avril Lavigne. Eu confesso que não sei escre ver o nome dela mas sei cantar.
    É isso que importa.

  51. mayara Says:

    Olá!
    Eu comecei a trabalhar há pouco tempo numa multinacional e meu chefe me informou que seria interessante eu aprender inglês, para até auxilia-lo melhor.
    A questão é que não sei nem por onde começar. Gostaria de ter uma boa pronúncia e escrita em um curto tempo… É possível?
    Desde já, obrigada!

    • carlosgontow Says:

      Olá Mayara,

      Obrigado pela sua pergunta.

      Na realidade, não existe uma maneira mágica de se aprender inglês tão rapidamente. O importante é você começar e se dedicar ao máximo. O ideal é você se matricular em um curso de inglês e começar imediatamente. Muitas escolas oferecem cursos intensivos nas férias e isso já é um bom começo.

      Faça as aulas, faça todos os exercícios propostos na escola e procure fazer exercícios extras. Além disso, tente se envolver com o inglês o máximo possível. Assista a filmes em inglês sem legenda. Mesmo que você não entenda nada no início, não desista. Aos poucos você vai entender um pouquinho e depois vai entendendo mais e mais.

      Ouça e cante músicas em inglês, leia em inglês, e tente incluir o inglês no seu dia a dia.

      Leia o meu livro “101 Dicas Para Você Aprender Inglês com Sucesso”, pois ele dá muitas ideias de como você aprender melhor.

      Não se iluda em aprender tudo rapidamente. Milagres não acontecem. Aprender inglês demora. Mas se você se dedicar, só o fato de estar começando já é muito bom. Se tiver mais alguma pergunta, escreva.

      Vá em frente e sucesso!

      Um abraço,

      Carlos

  52. mayara Says:

    Muito obrigada por ter respondido. Fico feliz agora por saber pelo menos como começar e vou procuar seu livro sim. Toda ajuda é bem-vinda.

  53. daniele Says:

    Hello. My name is Daniele.
    Gostei muito. E vocês?
    Amo inglês.
    Gostaria de perguntar: você aprendeu a falar inglês na escola? Você é professor?
    Eu também sei falar inglês.

    • carlosgontow Says:

      Oi Daniele,

      Obrigado por escrever.
      Sim, eu sou professor de inglês. Eu aprendi muito inglês na escola e mais tarde fui estudar em cursos de inglês. Se você ler as primeiras dicas do blog vai ver um pouco da história de como eu aprendi. Na introdução do meu livro “101 Dicas Para Você Aprender Inglês com Sucesso” eu também falo sobre isso.
      Muita gente aprende inglês somente na escola e aprende muito bem. Tem gente que aprende inglês sozinho e também dá muito certo. Tudo depende do seu esforço e dedicação.
      Se você quiser, também vai conseguir.
      Espero que as minhas dicas ajudem você.
      Um abraço,
      Carlos

  54. geovane Says:

    Eu sei cantar 50 músicas em inglês. Eu aprendo uma por dia!!!
    Mas quando se fala de ouvir e falar inglês ai eu já não sei!
    O que eu faço para melhorar isso? Eu estudo inglês sozinho há 2 anos e não sei falar inglês.

    • carlosgontow Says:

      Olá Geovane,

      Obrigado pela pergunta.

      Você está no caminho certo. Cantar ajuda muito a aprender inglês. Para você aprender mais, procure assistir a filmes em inglês sem legenda. No começo vai entender pouco, mas com o tempo vai entender mais.

      Para aprender a falar, você precisa praticar. Como você estuda sozinho, seria bom encontrar um amigo que também estude inglês e falar com ele. Quanto mais você falar, melhor vai falar. Se conhecer algum nativo, ou encontrar alguém na rua, procure conversar com ele também. A prática é o mais importante para você falar bem.

      Você pode também praticar sozinho, falando em voz alta. É um bom exercício.

      Se tiver mais dúvidas, me escreva.

      Um abraço,

      Carlos

  55. Claudia Gerard Says:

    Salut carlos!

    Me chamo Cláudia, e atualmente estou morando aqui na França! Eu amei de paixão suas dicas, pois desde pequena que aprendi a cantar o inglês na escola. O tempo passou e canto o inglês melhor ainda. Tenho muita facilidade de cantar o inglês, mesmo sem saber falar a língua. Agora que tomei vergonha e comecei a estudar porque gostaria muito de saber o que digo quando canto! As músicas francesas tambem sei cantar, mas essas pelo menos sei o que digo pois falo a língua.

    Merci beaucoup à toi Carlos

    A bientot

  56. Jackson Says:

    Valeu. :-D

  57. Nah Says:

    Não tenho dificuldades para cantar em inglês. Aprendo a letra rapidinho, somente ouvindo a música repetidamente. Claro que tem que ser uma música que eu goste muito, mas muito mesmo! Uma música que esteja em minha cabeça! Nesse momento é a musica “Hit the Lights” da Selena Gomez. Me contagiou, eu decorei e estou cantando. =D Entendo poucas palavras da música. Rs.

    • carlosgontow Says:

      Oi Nah,

      Obrigado por escrever e pelo depoimento.

      Não se preocupe se não entender a música. Cantando você vai aprendendo os sons do inglês e vai aprender muitas expressões de uma maneira natural. Com o tempo você vai entendendo mais e mais. É só continuar estudando inglês.

      Um abraço,

      Carlos

  58. Vanessa Miller Says:

    Essas dicas cairam do céu. Minha sala na escola vai apresentar a música “Popular” do Eric Saade e me escolheram para fazer o vocal, só que eu não sou muito familiarizada com o inglês (na verdade meu inglês é PÉSSIMO). Vou seguir suas dicas e ver no que dá. Obrigada!

  59. Andreia Says:

    Oi Carlos, estou tentando aprender a letra da musica, “Your Love” do Outfield através das suas dicas… O problema é que tem algumas partes da música que eu não consigo entender de jeito nenhum. Por exemplo: “No-one’s around when I’m in trouble”. Até o “around” dá para cantar, depois o bicho pega.. Falar eu consigo, mas cantar “when i’m in trouble” complica! Ele canta muito rápido!!! Eu quero cantar igual e não consigo. Tem alguma dica?

    • carlosgontow Says:

      Oi Andreia,

      Obrigado pela pergunta.

      O segredo é você tentar, tentar e tentar. Tente desligar a música e cantar sozinha. Comece cantando devagar e vá acelerando aos poucos. Assim você vai conseguir cantar cada vez melhor. Lembre-se que é importante nesse caso juntar o som das palavras.

      Uma coisa que ajuda, e que eu já escrevi aqui, é usar um programa de edição de música, tipo Audacity para deixar a música mais lenta. Pratique com a música mais devagar e depois mais rápido.

      Depois me conte como ficou, OK?

      Se tiver mais perguntas, pode mandar.

      Boa sorte,

      Carlos

      • LuuizaGaritano9 Says:

        Carlos, eu tenho 9 anos e quero aprender inglês mas o problema é que tento tento e tento mas não consigo. O que eu faço?

      • carlosgontow Says:

        Oi Luiza,

        Obrigado por escrever.

        Em primeiro lugar, tenha calma. Você tem apenas 9 anos e ainda tem bastante tempo para aprender inglês. Não se aprende de uam hora para outra.

        Quando você diz que tenta e tenta, o que você faz exatamente? E quais são as suas dificuldades? Escreva me contando.

        Para aprender inglês você precisa estudar. E estudar bastante. Além disso, procure ouvir muitas coisas em inglês. Assista filmes em inglês sem legenda (ou a TV, clicando na tecla SAP). Mesmo que você não entenda nada, continue fazendo, pois com o tempo vai cada vez entender mais. Isso demora para acontecer, mas quanto mais você praticar, melhor será. Quando você conseguir entender bastante, vai começar a falar mais e melhor.

        Pegue as músicas dos seus cantores favoritos e cante muito. Acompanhe com a letra para aprender a cantar certo. Eu já escrevi várias dicas sobre isso. Leia tudo e vejha se isso pode te ajudar.

        Se tiver mais dúvidas, me escreva sempre, OK?

        Um abraço,

        Carlos

  60. Cínthia Says:

    Amei o conteúdo. Pego rapido as músicas em português e acho que desse jeito vai ser facinho em inglês…

  61. BRUNO Says:

    Parabéns ao autor!

    Muito bom! Vou tentar!

  62. Beth Rafael Says:

    Carlos amei a dica…Sou cantora , e suas dicas vão me ajudar bastante. Deus te abençoe, e continue espalhando as bençãos que Deus te deu. brigado.
    Beth Rafael.

  63. Eduardo Says:

    Estou tentando cantar ‘Somebody That I Used To Know’. Tá dificil. Eu escuto ela a toda hora, mas tá difícil.

    • carlosgontow Says:

      Olá Eduardo,

      Obrigado pela pergunta.
      Em primeiro lugar, tenha paciência! Cantar uma música inteira é realmente difícil, e também depende do seu nível de inglês. Pode demorar muito tempo até você conseguir, mas você chega lá.
      Escutar a toda hora ajuda, mas você precisa treinar com bastante dedicação também.
      Faça como eu sugeri na dica. Comece cantando uma linha da música de cada vez. Pratique bem aquela linha até conseguir. Só depois passe para a segunda. Quando estiver cantando bem a segunda, cante a primeira e a segunda juntas. E continue assim. É um exercício de paciência e dedicação.
      Aconselho você a fazer tudo isso usando fones de ouvido, para ouvir bem os sons. Acompanhe a letra cuidadosamente para associar as palavras aos sons corretos.
      Tenho certeza que você vai conseguir. Depois disso, para cada música nova que você tentar aprender siga o mesmo processo. Vai sempre ser difícil no começo, mas vai tambpem ficando um pouco mais fácil pois você vai começar a entender melhor os sons do inglês.
      Depois me conte do resultado.
      Abraços,
      Carlos

  64. eujcag Says:

    Olá amigo. Tenho uma opinião um pouco diferente: se quer realmente cantar com pronúncia tente fazê-lo várias vezes sem ler a letra e só depois de ter aprendido a “repetir como um papagaio” passe a ir para o entendimento com a letra (ouça e repita inúmeras vezes. Lembre-se que as quatro habilidades em ordem de conformidade com o cérebro são: OUVIR. FALAR, ESCREVER e só por último, LER. Os cursos por aí te fazem aprender extamente o inverso da ordem, por isso a demora e ou ineficiencia na maioria deles. João Carlos.

    • carlosgontow Says:

      Olá João Carlos,

      Obrigado pelo comentário.
      Na realidade, você pode aprender da maneira que funciona melhor para você. Se está dando certo, ótimo. No entanto, eu vejo muita gente que canta em inglês, mas cantando a letra toda errada. Se a pessoa só ouve, mas não sabe o que está cantando, canta palavras que não existem.
      Como eu disse, as minhas dicas são apenas ideias para você tentar no seu aprendizado de inglês. Não são regras fixas nem absolutas.
      Um abraço e continue escrevendo,
      Carlos

  65. helton Says:

    Gostei muito. Tô aprendendo bem a cantar em inglês. Vlw pela dica!

  66. Manuela Ledur Says:

    Adorei a dica! Agora vou tentar cantar a musica da banda Green Day, “21 Guns”!!!!!

  67. joana santos bela Says:

    Foram boas essas dicas.Tenho toda certeza que vou conseguir.

  68. leidianara camargo neris Says:

    Quero cantar inglês, mas não sei como.

    • carlosgontow Says:

      Olá Leidianara,
      Obrigado pela pergunta.
      Cantar em inglês requer bastante prática e dedicação. Se você começar devagar, e seguir as dicas que eu dou no blog, vai conseguir, sim. Comece tentando aprender uma frase de cada vez, antes de passar para a próxima. Pode levar bastante tempo, mas você chega lá.
      Se puder, veja o meu livro “Aprenda Inglês Cantando e Aprenda a Cantar em Inglês”. Ele tem muitas dicas e ideias que vão ajudar você.
      Depois me escreva para contar sobre o resultado.
      Abraços,
      Carlos

  69. Angellika Says:

    Gostei muittoooo das dicas. Estou tentando aprender “iyiy” do Cody Simpsom. Com essas dicas não tem como não aprender, né ? :)
    Valeu! Beijão!…
    Amei suas dicas!

  70. meyrilli Says:

    Bom, gostei muito da dica, mas não entendi porque não pode traduzir. Estou tentando cantar “I’m not a girl”, da Britney Spears. Tá difícil!

    • carlosgontow Says:

      Oi Meyrilli,

      Obrigado pelo comentário.
      Não é que não possa traduzir. A vida é sua e você faz o que você quiser. O que eu estou dizendo é que na minha opinião não se aprende inglês traduzindo, mas sim tentando aprender em inglês. Em se tratando de cantar, você não precisa entender tudo o que está dizendo. Quanto mais você aprender inglês, mais vai entender. Esse é um processo lento e gradual.

      É difícil cantar uma música no início, mas com bastante prática você chega lá. O importante é não desanimar.

      Se tiver mais alguma dúvida ou comentário, escreva por favor. E lembre-se de que tudo o que eu escrevo aqui são dicas, que você pode usar ou não. Nada é uma lei que você é obrigada a seguir.

      Abraços,

      Carlos

  71. Diego Batista Says:

    Eu comecei com Eminem. Quero muito aprende, mas tá difícil.

    • carlosgontow Says:

      Oi Diego,

      Obrigado pela pergunta.
      No começo tudo é difícil, mas com calma e bastante dedicação você chega lá. Não desista. Pratique muitas vezes e você vai conseguir.
      Abraços,
      Carlos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.487 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: