Dica 2 – Não se consegue nada sem esforço

Meu amigo, não adianta querer moleza. Nada dá resultado se você não se esforçar. Então você se matriculou numa escola de inglês e acha que “agora sim vai aprender”? Pode ser a melhor escola da cidade, a mais cara, a mais barata, a mais perto da sua casa, não importa. O que você vai aprender vai depender do seu esforço.

No primeiro dia de aula, eu costumo perguntar  aos meus alunos o que eles esperam deste curso. Todos dizem que querem falar inglês melhor, aumentar o vocabulário, entender filmes e programas de TV, ler jornais, revistas e livros em inglês e muitas outras coisas.

Dias depois eu pergunto se eles tem assistido a filmes em inglês sem legenda. Muitos falam que não, que não tem tempo, que é difícil entender, blá-blá-blá. Claro que é difícil de entender! Mas se você se esforçar, verá que a cada dia vai entender mais. Se você treinar um pouco todos os dias, vai começar a entender melhor. Se treinar só uma vez por semana, vai entender mais a cada semana, mas não tanto quanto quem treinou todos os dias. E assim por diante.

Você tem tentando ler em inglês? Não o livro da escola, mas outros livros, revistas, histórias em quadrinhos? Sim? Percebeu como a cada leitura você entende um pouco mais? Isso é o seu esforço que está dando certo. Demora um pouco, mas funciona mesmo.

Você vai me dizer, “Mas eu não tenho só o inglês na minha vida!” Eu sei disso, mas quem está querendo aprender melhor o inglês é você mesmo. Quanto mais você praticar, melhor será para você.

Está com dificuldade em algum ponto gramatical? Faça uns exercícios extras. Peça ao seu professor que sugira um livro de exercícios, um site na Internet e pratique mais. Com o tempo vai começar a entender mais.

Alguma dúvida? Alguma pergunta específica? Escreva para mim!

Até a próxima,

Carlos

2 Respostas to “Dica 2 – Não se consegue nada sem esforço”

  1. Mario Moraes Says:

    Well … well … well … Waiting, waiting and waiting … but we have already reached March 10th and for some reason you haven’t posted anything so far … So, I take the opportunity to congratulate you for the ……. ……. ……. ……. FIRST ANNIVERSARY OF THE BLOG !!!!
    Unfortunately no chance to have it written in lots of colours …
    Hope you can reach many other years ahead!!!
    In fact it was yesterday, but as I said I was waiting for the `post of the day` and then give it a reply …
    But, anyway … Great!!! Wonderful!!! Congratulations again !!!
    Be happy and seize the day !!!
    Mario Moraes – Araras / SP

Deixe um comentário

