Dica 25 – Trabalhe os seus músculos

Quando você vai nadar, você precisa ter braços e pernas fortes. Antes de você começar a aula de natação, ou antes de pular na água, você sempre deve aquecer os seus músculos. O seu técnico ou professor vai te orientar. Vai dizer pra você esticar mais o braço, colocar a mão na posição certa e assim por diante. E você vai cada vez nadando melhor. Você se esforça para fazer tudo certinho.

A mesma coisa acontece quando você joga tênis. Você precisa ter braços fortes. Você aprende o jeito certo de segurar a raquete, de virar para um lado e para o outro. E você se esforça para jogar tênis bem.

E quando você vai aprender a falar inglês? Você também vai trabalhar a sua musculatura. Você vai mexer a boca e a língua. Você precisa colocar a língua na posição correta, para produzir o som correto. Você precisa abrir a boca mais para produzir um certo som, fechar a boca um pouco para produzir outro. Só fazendo os movimentos corretos é que você vai produzir os sons corretos. Você se esforça para isso?

O seu professor é o seu técnico. Ele vai te orientar. Procure fazer o que ele diz. Mesmo que você ache meio esquisito abrir a boca tanto para falar um simples som de “é” na palavra “cat”.  Acontece que o som em português é diferente do som em inglês e essa abertura maior na boca vai fazer toda a diferença. Mesmo que para você parece que o som é quase igual ao português – mas não é.

Tem gente que acha ridículo colocar a língua pra fora para falar o “th” em inglês. E não faz de jeito nenhum. Você se recusa a fazer um movimento na academia de ginástica, sabendo que vai aumentar o seu tríceps? Se se recusar, o músculo não vai crescer tanto como você gostaria. A mesma coisa acontece com o inglês. Você nunca vai produzir o som certo se não usar o músculo corretamente.

A nossa boca é o nosso equipamento para falar inglês. Às vezes é difícil aprender a usar o equipamento, mas com a prática fica tudo mais fácil. O importante é tentar.

Lá vou eu falar dos bebês novamente! Se você olhar um bebê enquanto uma pessoa vai falando com ele, vai perceber que ele olha bem para a boca da pessoa e vai mexendo a própria boca, copiando os movimentos. Ele mexe a língua e vai experimentando. Você aprendeu a falar português assim. Hoje, quando você fala, nem percebe se a língua está mexendo, pois ela vai automaticamente para o lugar certo. Mas se você vai ao dentista e leva uma anestesia, você não fala meio enrolado depois? Claro, pois o seu equipamento não está sendo usado direito! Você não consegue controlar seus músculos.

Você é este bebê no inglês, só que um pouquinho maior. Faça a mesma coisa! Observe e copie os movimentos. No caso de uma aula, seus professores vão mostrar a você como fazer. Faça, repita várias vezes, treine muito. Pergunte novamente se não conseguir de primeira. Uma hora você consegue! No começo você se cansa, pois precisa prestar atenção nos movimentos da boca. Depois que aprender, você não pensa mais. E aí vai estar falando inglês lindamente!

É só exercitar! Mãos à obra!

Até mais,

Carlos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: