Dica 30 – Falar palavras em inglês nem sempre é falar inglês

O fato de você usar palavras em inglês não significa necessariamente que você está falando inglês. Por exemplo se você pegar a expressão “Muito prazer” e traduzir cada palavra para inglês vai dizer algo como “Much pleasure”. Se você usar esssa expressão quando conhecer alguém, vão olhar para você com cara esquisita. Você não está falando inglês.

Claro que às vezes você não sabe uma palavra e tenta o equivalente em português. Como eu já disse, a tentativa é sempre válida. Mas preste atenção às reações das pessoas. Ouça as correções dos seus professores. Eu já tive alunos que ficaram bravos quando falaram alguma coisa e eu disse que aquilo não era inglês. Mas o que eu posso fazer se não é?

Há muitos anos o meu amigo Bruno foi para a Grécia. Assim como eu, ele havia aprendido no colégio os prefixos gregos. Lembram-se deles? “Piro” quer dizer “fogo” (pirotécnico, por exemplo), “hidro” quer dizer “água” (em hidroginástica) e assim por diante. Pois bem, o Bruno entrou num restaurante e achando que falava grego, disse para o garçom, “Hidro”. O garçom olhou para ele e não entendeu nada. O Bruno ficou sem a sua água. Depois o Bruno queria fumar e falou para uma pessoa na rua, “Piro”. Também não conseguiu o fogo para o seu cigarro (Ainda bem, pois fumar faz muito mal à saúde.)

Existem muitas palavras que são usadas no Brasil e que a gente pensa que são inglês, mas na verdade não são. Só para citar alguns exemplo tem a palavra “outdoor”, que em português é um daqueles painéis com propagandas e em inglês significa uma coisa totalmente diferente, e a palavra “smoking” que em português é uma roupa chique para homens, mas em inglês não é nada disso.

Preste atenção às palavras. Mas se você realmente precisar procurar num dicionário em português, faça o seguinte: Encontre a palavra em inglês. Depois procure esta palavra num dicionário inglês-inglês e veja o que ela significa e como se usa em inglês. Assim você evita usá-la errado.

Até mais,

Carlos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: