Dica 33 – Nós precisamos das pessoas que sabem mais do que nós

Para você aprender qualquer coisa, você precisa de pessoas que sejam melhores naquilo do que você. São elas que vão fazer você melhorar. Quando você nasceu, estava rodeado de pessoas que já sabiam falar. Elas falavam com você e você foi aprendendo. Se você tivesse convivido apenas com bebês iguais a você, nenhum de vocês estaria falando até hoje.

Quem viu o fillme “O Enigma de Kaspar Hauser” de Werner Herzog, de 1974? É justamente sobre um homem que viveu isolado e não aprendeu nada, nem a falar. É um filme maravilhoso!

Se você jogar futebol com jogadores melhores do que você, você vai jogar cada vez melhor. Se só jogar com gente tipo eu (aqueles ruins de verdade) nunca vai melhorar.

Quando você fala inglês com pessoas que são mais adiantadas do que você, você também vai aprender mais.Você vai ouvir palavras,  expressões e estruturas novas, e você vai acabar usando essas expressões também. Esse é o princípio básico de aprender tudo. No entanto, eu vejo que muitas pessoas ficam com vergonha ou receio de falar com outros que já estão mais adiantados, e se veem um nativo saem correndo de perto com medo de ter que falar inglês. Essas pessoas estão perdendo uma grande oportunidade de aprender mais.

A vida é uma troca. Uns ensinam os outros. Mas não é como uma aula, onde o professor fica ensinando e o aluno aprendendo. Acontece uma interação entre as pessoas que faz as duas aprenderem. Na realidade, a única coisa que eu sei mais do que os meus alunos é inglês. Eles sabem muitas outras coisas mais do que eu, e eu aprendo com eles também.

O meu aluno Cassiano é advogado. Eu aprendo com ele detalhes sobre as leis que eu não sabia. Os meus alunos de 8 anos sabem tudo sobre jogos eletrônicos, e eu aprendo com eles também. Os meus filhos de 10 e 8 anos sabem tudo sobre personagens do Disney Channel (Hannah Montana, Jonas Brothers, iCarly e outros) e eu aprendo tudo. Quando eu os menciono nas aulas, meus alunos pequenos acham o máximo um adulto conhecer tudo isso… Eu aprendi com quem sabia mais do que eu!

Aproveite as pessoas que estão à sua volta. Interaja com elas e todos vão crescer!

Até a próxima,

Carlos

2 Respostas to “Dica 33 – Nós precisamos das pessoas que sabem mais do que nós”

  1. Jose Eduardo Says:

    Essa é uma grande verdade… Devemos, sim, buscar aqueles que possam nos ensinar e ajudar no nosso desenvolvimento, e em troca, procurar sempre auxiliar os que necessitam. Somente assim construiremos um mundo melhor.

  2. Cassiano Says:

    Carlos,

    Obrigado pela menção honrosa. Certamente, eu aprendo muito mais com você do que você comigo. Um abração.
    Cassiano.

Deixe um comentário

