Dica 50 – Desafie a você mesmo

Um dos erros que cometemos ao aprender é nos acomodarmos na zona de segurança. Achamos mais fácil fazermos aquilo em que nos sentimos seguros, pois não temos perigo de errar ou de nos frustrarmos. Muitas vezes nos esquecemos que o próprio ato de caminhar significa nos desequilibrarmos. Quando você está em pé parado, você está totalmente equilibrado. Ao levantar um pé e colocá-lo para a frente, você perde o equilíbrio, mas é isso que impulsiona você a andar. Sem esse desequilíbrio ficaríamos parados para sempre.

Outro dia fui levar o meu filho Pedro para aprender a andar de bicicleta sem as rodinhas atrás. No começo fui segurando ele por trás, até ele conseguir andar sozinho (Já contei isso aqui.) Poucos minutos depois de ele estar andando de bicicleta, ele veio para mim e disse, “Agora vou tentar ficar em pé na bicicleta.” Ele já estava tentando um novo desafio! É muito mais difícil pedalar em pé do que sentado, mas para ele era uma nova brincadeira.

Esse é o espírito que todos devemos ter para aprender. Quando já estamos num certo patamar, devemos tentar subir um pouco mais. Devemos desafiar a nós mesmos. Tipo dizer para você mesmo, “Agora que eu já sei fazer assim, vamos ver se eu consigo fazer assado.” E se não conseguir, tudo bem! Você tenta até conseguir. E quando conseguir, parta para outros desafios. Isso é divertido e a sensação de vitória é muito boa.

Não precisa ficar triste nem desanimado se não der certo. Se você não conseguiu, encare isso como “Eu ainda não consegui, mas vou conseguir.” E quando você conseguir vai ficar super feliz. Mas não deve parar por aí. Curta esse momento e parta para novos desafios.

Você já está conseguindo assistir a 15 minutos de filmes em inglês? Já consegue entender o contexto, mesmo que não entenda todas as palavras? Ótimo! Que tal agora tentar assistir a 30 minutos?

Você já consegue ler livros simples em inglês? Que tal partir para um mais difícil?

Você pode dizer, “Ah não, é muito difícil!” Ou pode dizer, “É mais difícil! Legal! Vou tentar e vou conseguir!” Como eu já falei outras vezes, tudo depende da sua atitude.

Até mais,

Carlos

Deixe um comentário

