Dica 59 – Tente conhecer a cultura dos países de língua inglesa

A língua está intimamente relacionada com a cultura do lugar, e por isso é importante que você conheça a cultura dos outros países. Claro que é muito difícil você conhecer intimamente a cultura de todos os países de língua inglesa, mas há muita coisa que você pode conhecer.

Existem hábitos e costumes diferentes nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Nova Zelândia e por aí vai. E tudo se reflete na língua. Às vezes uma coisa não consegue entrar na sua cabeça e o problema é cultural. Você não entende, pois aquela atitude não faz sentido para você.

A gente aprende muita coisa sobre os outros países através de filmes, programas de TV, livros e muito mais. E existem coisas que a gente aprende estudando a língua. Por isso devemos sempre prestar atenção aos detalhes.

E lembre-se! Quando você aprende outra cultura, você não deve ficar julgando. Ninguém é melhor ou pior do que ninguém. As pessoas apenas são diferentes e devemos aceitá-las como elas são. Muitos hábitos de cada cultura são representados pela língua. Há palavras que não existem em inglês, porque aquele costume não existe.

Só para dar um exemplo, no Brasil a gente usa a esponja para se ensaboar e tomar banho. Nos Estados Unidos isso não é comum. Eles usam uma toalhinha pequena que eles chamam de “washcloth” para fazer a mesma coisa. Se você já foi aos Estados Unidos deve ter visto no hotel aquela mini-toalhinha e se perguntado o que é aquilo. Se você aprender a palavra “washcloth” e tentar pensar o que é no Brasil não vai entender, pois aqui não se usa. É uma diferença cultural.

Muitos gestos são relacionados com a língua. Na Inglaterra, quando você vai mostrar o número 2 com os dedos, se a palma da mão estiver virada para você isso é um xingamento. Se a palma da mão estiver virada para o outro, é o número 2. Se você viu o maravilhoso filme “Inglourious Basterds” vai se lembrar da cena em que o espião é descoberto pela maneira como faz o número 3 com as mãos. Ele falava a língua perfeitamente, mas se entregou pelas diferenças culturais.

Não dá para aprender a cultura somente em livros, mas muito por observação. E lembre-se de não ficar comparando o inglês e o português, pois muitas das diferenças são culturais.

Para quem quiser ler mais a respeito, existe um livro chamado “Do’s and Taboos Around the World” que fala sobre isso. Não é para você decorar todas as coisas que se faz em cada país, mas como curiosidade é interessante.

E para aprender as diferenças culturais, fique de olhos e sentidos abertos.

Até a próxima,

Carlos

Anúncios

3 Respostas to “Dica 59 – Tente conhecer a cultura dos países de língua inglesa”

  1. Heloisa Says:

    Estou lendo Once Upon a Time um Inglês… A história, os truques e os tiques do idioma mais falado do planeta, de John D. Godinho… Elucida bem o que você está dizendo… Helô

  2. Mauro Q. Says:

    Complementando o post da Heloisa. O livro “ONCE UPON A TIME UM INGLÊS” estava esgotado há bastante tempo. Muitos amigos meus tentaram comprá-lo sem sucesso. Tive que emprestar o meu exemplar que, de tanto manuseio, está um frangalho. Mas, acabo de ler no http://www.english.experts.com que o livro está disponível na internet nos sites http://www.clubedeautores.com.br e http://www.agbook.com.br.
    Abraços,
    Mauro

  3. gabriele penido malta Says:

    Amei esse texto! Serviu muito para ajuda da atividade da escola.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: