Dica 66 – A Importância da Entonação

Sabe aquela famosa briga? Os paulistas dizem que os gaúchos falam cantando. Os gaúchos acham que são os baianos que cantam. Os baianos acham que são os cariocas que cantam. Os cariocas acham que todos cantam, menos eles mesmos.

A verdade é que todos nós cantamos. A língua tem uma melodia e é isso o que a gente chama de entonação. Quando se aprende uma língua não adianta apenas você aprender os sons, ou a pronúcia das palavras. É muito importante você aprender a entonação também.

Já me disseram que se você tiver uma pronúncia perfeita, mas uma entonação ruim, você não será tão bem entendido pelos nativos. Dizem que se a sua pronúncia não for tão boa, mas a entonação for, você será entendido melhor. Claro que o ideal é você ter boa pronúncia e boa entonação.

A pronúncia é o som das palavras, e a entonação é a melodia que se usa ao falar. Como podemos melhorar a nossa entonação? Ouvindo e treinado. Quando você falar inglês, não adianta só falar as palavras em inglês. Você tem que tentar usar o mesmo ritmo, a mesma melodia. Você tem que tentar imitar a pessoa ou a gravação que você está ouvindo.

Este é um exercício legal e divertido. Ouça um diálogo (pode ser do seu livro de inglês, de um filme, de um progarama de TV) e tente imitá-lo como se fosse uma canção que você estivesse cantando. Copie a melodia e tente “cantar” o mais parecido possível com o original. Você pode falar ao mesmo tempo que o orginal. Isso vai fazer você falar mais rápido e seguir o ritmo da língua também. Faça isso como se fosse uma brincadeira. Você vai dar risadas e vai melhorar muito o seu inglês.

A entonação também comunica as emoções das pessoas. Você pode falar a mesma coisa de várias maneiras diferentes, dependendo do que está sentindo. Isso também é importante saber, pois a entonação errada pode comunicar a mensagem errada.

Para você ter uma boa entonação é preciso observar, ouvir com cuidado e tentar imitar. Mesmo que você não consiga de primeira, a tentativa é muito importante. Uma hora você chega lá.

Até a próxima,

Carlos

Anúncios

2 Respostas to “Dica 66 – A Importância da Entonação”

  1. Heloisa Says:

    Esta cena também é muito boa e mostra bem isso…

    Helô

  2. José Pedroso Says:

    Gostei da dica – cada língua com sua melodia. É maravilhoso. I wish you all the best, and thank you very much.

    José Pedroso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: