Dica 70 – Corpus of Contemporary American English

O “Corpus of Contemporary American English” é um banco de dados de frases e expressões tiradas do inglês escrito e falado. É como se fosse uma coleção de tudo o que é dito e escrito em inglês. Nele você encontra as expressões mais faladas e escritas, dentro de diversos contextos. Você pode escolher se quer frases tiradas da literatura, de jornais, de inglês falado (na TV, no cinema, por exemplo) e muito mais. Dê uma olhada no site:

http://www.americancorpus.org/

É uma fonte riquíssima de exemplos, onde você pode conhecer melhor como se usam as palavras. Quando você tem dúvidas de como se usa uma palavra, você pode ler os exemplos e aprender. É uma excelente fonte para você conhecer as “collocations” de cada palavra (vejam a dica sobre “collocations”).

Quando você entra no site, você precisa fazer um login e criar uma senha. Em seguida, você recebe um e-mail e clicando no link, e você se cadastra – de graça.

Você escreve a palavra que está querendo estudar no campo onde diz “Word (s)” e clica em “Search”. Vai aparecer na direita a palavra na coluna “Context”. Ao clicar na palavra, abre uma lista de exemplos com esta palavra, todos tirados de contextos reais. Na coluna da esquerda há uma indicação se o exemplo é tirado de notícias (NEWS), publicações acadêmicas (ACAD), revistas (MAG), linguagem falada (SPOK), ou de literatura de ficção (FIC). Há uma indicação do ano em que aquele exemplo foi tirado. Clicando na outra coluna, onde aparece  o nome da fonte, você vê o contexto mais completo de onde a frase foi tirada.

Se você quiser, antes de clicar em “Search” você já pode limitar de onde quer os exemplos, escolhendo só algumas das fontes acima. Por exemplo, você pode pedir só exemplos em linguagem falada, só exemplos de literatura infantil, e muitas opções mais.

Você ainda pode escolher quais os lugares de onde você quer os exemplos. Você pode escolher, por exemplo, linguagem falada usada na rede de TV ABC, linguagem usada em filmes e muitas outras coisas.

Como muitos sites que existem por aí, vale à pena você entrar e ir descobrindo aos poucos todos os recursos. É muito bacana.

Hoje em dia há muitos autores de livros didáticos de inglês que pesquisam no Corpus para saber quais são as palavras mais comuns na língua inglesa e assim incluí-las em seus livros. Desta maneira, os livros saem sempre com o inglês mais atualizado. Como você sabe, a língua é viva e há sempre palavras novas e palavras que vão deixando de ser usadas.

Este é um recurso muito bom que você pode usar para expandir e saber usar o seu vocabulário. Quando eu comecei a aprender inglês não havia nada disso. Você tem uma grande vantagem sobre mim. Aproveite!

Até mais,

Carlos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: