Dica 71 – Você é responsável pelo seu aprendizado

Tudo o que acontece conosco é um reflexo do que nós mesmos fazemos. Nós somos responsáveis pela nossa vida. Consequentemente, somos responsáveis também pelo nosso aprendizado.

É verdade que muitas coisas acontecem, que fogem ao nosso controle, mas nós podemos decidir o que fazer depois disso. Nós temos esse poder sobre as nossas ações.

Muitas vezes não estamos aprendendo direito, temos alguma dificuldade, temos dúvidas e acabamos colocando a culpa em circunstâncias externas a nós. “Meu professor é ruim, o livro é chato, meu chefe fica me dando trabalho demais e não me dá tempo pra estudar, minha mãe não me colocou no inglês quando eu era criança e agora já sou muito velho, eu não entendo o present perfect… ” são algumas das desculpas que nós damos a nós mesmos. Será que tudo isso é verdade? Pense bem no que você está fazendo pelo seu aprendizado se inglês.

Quando você tem dúvidas, você pergunta ou fica com vergonha,  achando que se perguntar vão achar que você não sabe? (Quando é verdade que você não sabe, e isso não é vergonha.)

Você tem estudado o suficiente? Quando você tem uma dificuldade, você procura estudar mais até entender, ou você desiste depois de algumas tentativas?

Se você tem dificuldade para entender quando ouve um diálogo, você tem procurado ouvir mais? Você tem tentado ouvir coisas diferentes, como filmes, rádio em inglês, programas de TV, ou mesmo diálogos de livros de inglês?

Se a leitura não é muito fácil para você, você tem tentado ler mais? Quanto mais você ler, melhor você vai ler.

Aprender é um verbo ativo – não é para ser usado na voz passiva. Ninguém pode fazer você aprender. As pessoas podem ajudar você, mas quem vai aprender mesmo é você.

De vez quando é bom fazer uma reflexão e pensar em que caminho queremos seguir. Dá até para mudar de caminho e mudar a maneira de percorrê-lo, mas nós temos que fazê-lo com a nossas próprias pernas.

Até a próxima,

Carlos

Uma resposta to “Dica 71 – Você é responsável pelo seu aprendizado”

  1. Rosana Cocenzo Says:

    Querido Carlos,
    Tenho lido e recomendado o blog a todos os meus alunos, estamos curtindo muito, até projeto algumas dicas em aula quando o assunto é pertinente ao grupo, e este aqui é muito importante e sério!
    Sempre digo aos meus alunos (de Inglês) que meu italiano poderia estar muito melhor e mais avançado se eu realmente me dedicasse e parasse de fugir dos pontos mais difíceis ou que ainda não dominei. Acabo sempre me comunicando de forma mais básica, me falta vocabulário, mas sei que a culpa é toda minha! Vou empurrando essa situação e sempre encaro isso com tristeza, mas sei que devo agir se quiser superar isso!
    O mesmo ocorre com tantos dos nossos alunos…
    É fundamental ter a consciência da responsabilidade pelo nosso aprendizado!
    Obrigada por trazer à tona pontos tão relevantes!
    Parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

