Dica 84 – Não estude para a prova, estude para você

Você já percebeu como os alunos ficam agitados nas vésperas de prova? Todo mundo quer estudar um monte para ir bem na prova. Tem gente que passa a noite estudando, e nem dorme direito para estudar para tirar uma nota boa.

O que é isso? Você está estudando para quê? Você quer saber inglês ou você quer ter uma nota boa? Se você souber inglês e se tiver aprendido o conteúdo do seu curso, é claro que vai ter uma boa nota. Mas o seu objetivo não é a prova. Você não se matricula num curso de inglês porque quer ir bem nas provas. Você se matricula no curso de inglês porque quer aprender inglês.

 Você estuda para saber ler, falar, entender e escrever em inglês. E isso é uma coisa que você precisa treinar constantemente, não só na véspera da prova. O seu conhecimento e o seu domínio da língua vão crescendo um pouquinho a cada dia, a passos pequenos, que somados vão formar o seu inglês.

É a mesma coisa que um jogador de futebol não treinar o ano inteiro e quando falta uma semana para a Copa do Mundo ele resolve que vai treinar pra valer. Não dá para recuperar o prejuízo. Como diria um garçom de Florianópolis,  “Agora já foi…”

Muitas pessoas têm a maneira de pensar que é um vício do colégio. Só pensam na prova, em ir bem na prova e passar de ano. E o aprendizado, onde fica? Aqueles que estudam muito na véspera da prova, até tiram uma nota boa, mas depois de alguns dias já esqueceram muita coisa. Sabe por que isso acontece?  Porque não há tempo de sedimentar o conhecimento. Não há aquele tempo em que o que você aprendeu fica lá dentro da sua cabeça enquanto a sua mente vai processando aquela informação, até o dia em que “cai a ficha” e você finalmente entende. Esse é um processo que leva um tempo. E é importante você passar por ele.

Há muitos casos de alunos que sabem mais inglês do que outros e tiram uma nota mais baixa nos testes. Isso acontece pois os alunos que sabem mais muitas vezes tentam escrever mais na prova, tentam elaborar mais a resposta e acabam cometendo pequenos erros. Eles se arriscam mais. Os alunos que não sabem tanto inglês muitas vezes tentam dar uma resposta bem simples, apenas para garantir que vai estar certo, para ganhar os pontos necessários. Ou seja, a prova não prova que você é melhor ou pior!

É claro que você quer passar de ano e ir bem na prova vai te garantir isso. Mas o seu professor conhece você e sabe se você sabe ou não o conteúdo que foi ensinado. Não vai ser só a nota da prova que vai definir se você passa ou não. Vai ser a sua evolução durante o curso.

Em resumo, estude para você, para você saber inglês. Você não precisa provar nada para ninguém, só para você mesmo. Então estude sempre e vai sentir o seu progresso!

Até a próxima,

Carlos

Anúncios

3 Respostas to “Dica 84 – Não estude para a prova, estude para você”

  1. JOAO MELO Says:

    Prezado Professor Carlos, boa noite!

    Apesar de trabalhar aqui no interior do Pará, sempre que posso recebo de algum colega os jornais da minha São Paulo do coração. Por isso, tomei conhecimento de seu blog.
    Parabéns e agora serei mais um de seus leitores.

    Saudações acadêmicas e florestais!
    João Melo, direto da selva!

  2. Tatiana Sato Says:

    Oi Carlos!
    AMEI essa dica! E acho que vale para tudo que aprendemos nas escolas! Eu fiz exames nesse semestre (que eu havia repetido) e me vi nessa situacao. O conhecimento fluiu melhor para o papel depois que ele estava sedimentado na minha cabeca!
    Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: