Dica 95 – Você não precisa saber tudo sobre um assunto para ir em frente

Hoje durante o Congresso do BRAZ-TESOL, David Nunan, um grande especialista no ensino de inglês, deu uma palestra muito interessante sobre o ensino e o aprendizado de inglês.

Nesta palestra, entre vários assuntos, ele mencionou que o aprendizado não é uma coisa linear, mas um processo cíclico. Em palavras simples, você não precisa saber tudo sobre um determinado tópico para começar a aprender outro. Você pode seguir em frente mesmo que não tenha aprendido o resto completamente. Você vai se aprimorar mais tarde.

Muitas vezes nós achamos que temos que dominar um assunto inteiramente primeiro. Até tem gente que diz que é como construir uma casa. Se você não tiver a base muito firme, não vai conseguir construir as paredes. Tem alunos (e até professores) que pensam que você não souber o presente perfeitamente, não pode aprender o passado. Mas no caso do aprendizado de inglês isso não é verdade. Primeiramente, porque ninguém é perfeito. Você nunca saberá alguma coisa perfeitamente. E depois, porque o aprendizado é um processo cíclico. Você pode aprender alguma coisa mais ou menos, e mais tarde aprender aquilo melhor. Aliás, é assim que nós aprendemos a maioria das coisas na nossa vida. Nós aprendemos muitas coisas ao mesmo tempo e depois as vamos melhorando.

O que eu quero dizer com essa dica é que você não deve se estressar e exigir demais de você mesmo quando não entender alguma coisa.Você pode seguir em frente e voltar a isso mais tarde. Fazendo esse processo cíclico, vai chegar um momento em que você vai ficar bom naquilo.

Lembre-se de periodicamente revisar as coisas que você já aprendeu. Você sempre aprenderá um pouco mais. Revisar, relembrar, estudar novamente são estratégias importantes para o aprendizado.

Até a próxima,

Carlos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: