Dica 100 – Leia em inglês sempre que puder

Eu já falei sobre ler em inglês na Dica 26, mas é um assunto ao qual sempre é bom voltar. Primeiro, porque ler é um hábito maravilhoso. Dizem por aí que quem tem um livro nunca está sozinho. O livro é uma ótima companhia. E quando você lê você viaja para outros lugares, você aprende coisas novas, conhece novas culturas, se emociona, se diverte.

Quando você lê – mesmo na sua língua nativa – você também aprende palavras novas, o que no caso do seu inglês é uma outra vantagem. Quanto mais você ler, melhor o seu vocabulário vai ficar. Isso não significa que você deve parar a leitura e procurar as palavras novas no dicionário. Ao você ler, você vai automaticamente aprendendo palavras novas, pois elas vão ficando gravadas na sua cabeça. E o melhor é que você as aprende dentro do contexto.

É claro que se uma mesma palavra aparece muitas vezes no mesmo livro e você não tem a menor ideia do que ela significa, você deve mesmo ir procurar o significado num dicionário. Aliás você deve fazer isso até em português. Mas na maioria das vezes o próprio contexto esclarece a palavra.

A leitura constante vai aumentar também a sua capacidade de entender mais e mais. Parece óbvio, mas quanto mais você ler, melhor você vai ler. No início do aprendizado, a gente se cansa ao ler em inglês, porque precisa de um esforço muito maior. Precisa se concentrar mais. Mas se você se lembrar de quando era criança e começou a ler em português, você também se cansava. Com a prática, aprendeu a ler melhor. Por isso, não deixe o cansaço ou a dificuldade inicial dominar você. Insista.

No caso do seu inglês, ler não vai ajudar você só  a aumentar o seu vocabulário. Sem você perceber, você vai aprender a escrever também. Vai aprender a pontuar uma frase, a organizar suas ideias e escrever cada vez melhor. Isso é digamos um “efeito colateral” da leitura, pois sem você estudar, você vai absorvendo isso também.

Na nossa vida diária, nós lemos por prazer. Outro dia eu estava assistindo a uma palestra na Conferência do BRAZ-TESOL e a professora Jennifer Bassett falava que nós não lemos um livro pensando, “Estou louco para acabar o livro para poder fazer o resumo” ou “Não vejo a hora de terminar para poder responder ao questionário de compreensão”. Nós lemos porque temos interesse na história. Queremos saber o que acontece. E se não gostamos do livro, podemos até largar no meio e ler outro. Infelizmente nas escolas ainda se faz essa coisa de mandar ler e fazer perguntas, para se ter certeza que o aluno leu. Às vezes isso acaba com o prazer de ler. Mas você não precisa disso. Leia para você!

Se você vai ler um livro escrito por um brasileiro, leia em português. Mas se você vai ler um livro que foi escrito originalmente em inglês, para que ler a tradução? O original é sempre muito mais rico do que a tradução. Na tradução se perde tanto do estilo do autor e do colorido da história! E, se você está lendo para saber o que acontece, você mata dois coelhos com uma cajadada – sabe a história e treina o seu inglês. Muito melhor, não?

Pena que não dá para você ler todos os livros nas suas línguas originais, a não ser que você saiba muitas línguas. Mas lendo em inglês já é um bom começo.

Até mais,

Carlos

Anúncios

Uma resposta to “Dica 100 – Leia em inglês sempre que puder”

  1. Marla Says:

    I loved it…. Your text reminded me of a student. When asked what the most important invention of the world was, she wrote, “I don’t have doubts that the most important invention is the book. Without books we cant learn. Without learning we won’t have teachers, doctors or writers… I am sure that books are better than the Internet, that’s no chance of competion.” Wow… I loved her answer… I absolutely agree with youtr words, your advice… Reading is a way to be involved in new knowledge, of knowing how to write… and a good way to enjoy time…. Congrats!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: