Dica 111 – Dica de Thomas Edison

Eu já falei sobre o grande inventor Thomas Edison na Dica 7. O que eu não falei foi sobre a famosa frase dita por ele. Garanto que alguns de vocês já ouviram esta frase, mas não sabiam que tinha sido dita por Edison. Eu mesmo  já ouvi gente dizer que a frase era de Einstein, de Chaplin e de muitas outras pessoas.

Thomas Edison disse, “Um gênio é 1 % de inspiração e 99 % de transpiração“.

O que significa isso? Significa que se você não se esforçar, não consegue nada. Tem que transpirar. Tem que trabalhar duro. Não adianta só a inspiração.

Muita gente tem uma enorme facilidade para línguas. No entanto, não estudam, não praticam, não tentam melhorar. Outros que têm um pouco de dificuldade, mas que se esforçam muito, estudam, fazem exercícios, falam, escrevem, e procuram aprender cada vez mais,  acabam tendo um aprendizado melhor.

Thomas Edison também disse, “Se nós fizéssemos tudo o que somos capazes, literalmente nos surpreenderíamos.” Ou seja, nós somos capazes de tudo – basta tentar.

Eu tenho viajado muito e dado cursos de treinamento para professores. Nesses cursos, eu ensino como preparar atividades para usar nas suas aulas (como eu ensinei a editar músicas em uma dica anterior, por exemplo). Ao final dos cursos, alguns vêm falar comigo e perguntar se eu já tenho uma atividade pronta para dar a eles. Claro que eu tenho, mas em geral eu preparo uma atividade para um grupo específico de alunos, tendo em vista o que eles estão aprendendo, suas dificuldades, etc. O ideal seria cada professor preparar para os seus alunos. Aí alguns me dizem, “Mas dá trabalho preparar”. Dá mesmo! Mas é assim que se fazem as coisas.

Você pode até ter uma ideia melhor que a minha – a diferença é que eu vou lá e faço (ou como diz a Cris, a diferença é que eu tenho menos tempo livre…).

Não tem segredo. O que nós precisamos é arregaçar as mangas e trabalhar.

Até a próxima,

Carlos

Deixe um comentário

