Dica 119 – Faça o chato ficar divertido

Vamos ser sinceros. Quando você está aprendendo qualquer coisa, tem sempre uma parte chata. Não dá para você escapar disso. Mas você precisa passar pela parte chata para poder chegar na parte divertida.

Se você aprende a tocar um instrumento, no começo vai ficar só tocando um monte de notinhas, repetindo sem parar, até que você consiga tocar uma música inteira. Essa é a parte legal, mas se você não passar pela prática das notinhas, não vai conseguir tocar nada.

No seu aprendizado de inglês você vai passar por algumas coisas que vai achar meio chato. Tem gente que acha chato ficar repetindo as palavras que o professor ou uma gravação falam, mas você precisa disso para ganhar boa pronúncia e fluência. Quando você conseguir falar bem, será divertido falar inglês, mas você precisa passar pela parte meio chata antes.

Para você aprender estruturas gramaticais, você precisa fazer muitos exercícios, estudar verbos, preposições, artigos, etc, etc, etc. Eu acho divertido e gostoso fazer isso, mas se você não acha, o segredo é você fazer isso ficar mais divertido. Se você se divertir enquanto estuda, você vai aprender muito mais. Tente transformar o chato em divertido.

Divirta-se com a pronúncia das palavras. Brinque com os sons. Quando estiver repetindo, imite as vozes dos personagens. É engraçado!

Divirta-se com a gramática. Tente formar frases engraçadas usando as estruturas que está aprendendo. Você pode fazer isso por escrito, oralmente ou mentalmente. Crie exemplos sobre as pessoas que você conhece, sua família, seus colegas de sala, até seu professor – não precisa mostrar para eles depois! Isso vai ajudar você a se divertir enquanto pratica.

Uma das aulas de ginástica que eu faço três vezes por semana é o Body Pump, que você faz com barras, como no video abaixo:

Eu particularmente não gosto muito de fazer essa aula, pois não acho divertida. Prefiro as aulas com parte aeróbica, que você pula, corre, faz coreografias. Mas eu sei que essa aula é importante para os meus músculos, então faço, mesmo achando meio chata. Um dos exercícios que eu odeio fazer é o que eles chamam de agachamento. Eu sofro para fazer esse exercício. Outro dia quando o Marco, meu professor, anunciou “Agora vamos fazer o agachamento” eu gritei, “Oba”! Todo mundo deu risada e até alguém gritou, “Quem falou ‘Oba’?” Na verdade muita gente não gosta do agachamento. Durante o exercício eu ainda estava rindo da brincadeira, e o exercício acabou se tornando mais divertido porque eu estava pensando nisso. Como resultado o exercício não foi tão chato assim. Na aula seguinte eu falei “Oba” outra vez e o exercício pareceu mais leve. As pessoas riram outra vez e eu também.

Tente achar o lado divertido das coisas e lembre-se que as coisas chatas não duram para sempre. E como eu já falei antes, no futuro quando você se lembrar das aulas de inglês você vai se lembrar muito mais das coisas legais (que são muitas) do que das chatas.

Até a próxima,

Carlos

Deixe um comentário

