Dica 123 – Músicas fáceis de cantar em inglês

Muitas pessoas têm me escrito pedindo dicas de músicas fáceis de cantar em inglês. Outras têm entrado no blog procurando dicas sobre isso.

Na verdade, eu acho que isso é uma escolha muito pessoal. Depende muito do tipo de música que você gosta ou dos cantores e bandas de quem você gosta. Eu posso indicar uma música e você achar a música chata, e aí não vai cantar com prazer.

Particularmente, eu acho mais recomendável você começar com canções mais lentas, com cantores que pronunciem as palavras bem claramente, e só mais tarde passar para canções mais rápidas. As canções que têm muitos sons de instrumentos ao fundo (muita bateria, por exemplo) são mais difíceis para você conseguir ouvir bem a voz do cantor.

Quando eu comecei a aprender inglês, há 40 anos, eu gostava de ouvir e cantar as canções do Elton John – a primeira música que eu cantei inteira foi “Skyline Pidgeon” e a segunda “Goodbye Yellow Brick Road”.  Eu também adorava cantar as músicas dos Carpenters, cuja cantora (Karen Carpenter)  tinha uma voz pura e cristalina e super clara de entender (“Only Yesterday”, “Mr. Postman” e “Close to You” são só alguns exemplos). E como esquecer de Barry Manilow, que também tem uma voz super clara? Eu passava horas cantando “Ships”, “Copacabana”, e muitas outras. Mas pensando bem, eu ainda gosto dessas músicas, então fica aquela história do ovo e da galinha – será que eu gostava porque eram fáceis ou será que eram fáceis porque eu gostava?

Peço a vocês, meus leitores, que enviem sugestões de músicas fáceis para cantar. Será bacana podermos compartilhar ideias.

Para iniciar, acho que treinar com os clássicos é sempre uma boa ideia. São canções que nunca saem de moda. São canções e cantores de quem muita gente gosta. Que tal músicas dos Beatles? Ou do Elvis Presley? A banda Queen tem canções lindíssimas e a voz do Freddie Mercury era super clara e fácil de entender (e uma das vozes mais lindas que já existiram).

Para quem curte ou é mais jovem, as baladas dos filmes “High School Musical” são gostosas de cantar. Eu, pessoalmente adoro cantar “Just Wanna Be With You” e “Right Here, Right Now”. Muitas das canções da Hanna Montana são fáceis de cantar e são bem bonitinhas. A criançada adora – e eu também!

Eu sou fanático por musicais da Broadway e adoro cantar as músicas do “Grease” (vejam no youtube os videos do meu casamento), “The Phantom of the Opera”,  “Les Miserables”, e mais recentemente “Mamma Mia”.

Música é um gosto muito pessoal. A única diferença que eu tenho com a Cris são certos gostos musicais. Tem coisas que ela não suporta ouvir. Quando eu dou músicas para os meus alunos e uso trechos de várias canções – como falei numa dica anterior – procuro usar vários trechos de músicas com estilos diferentes. Assim, se alguém não gostar de uma delas, pode gostar de outra.

Não importa que canção você escolha, o importante é você lembrar sempre de achar a letra da canção. Cante lendo a letra. De preferência use fones de ouvido e concentre-se bem para ouvir a pronúncia das palavras. Ouça várias vezes antes de começar a cantar. Concentre-se nos sons. Cante muitas e muitas vezes. Eu já falei em outras dicas para você cantar uma linha de cada vez e depois voltar e cantar do começo. Acrescente outra linha e volte ao começo. Depois de cantar muitas vezes lendo a letra, comece a cantar sem ler. Se esquecer um pedaço, volte a pegar a letra e vá repetindo o processo.

Quando você estiver craque naquela canção, comece a cantar outra. De vez em quando, volte às canções que cantou antes e vá montando um repertório de canções que você já sabe cantar em inglês.

É super divertido aprender a cantar. Eu - que atualmente estou treinando cantar a música “You’re the Top”, do musical “Anything Goes” de Cole Porter – acho um desafio repetir e repetir até acertar. Quando eu erro, começo de novo.  Quando acerto a canção inteira, fico feliz e toco outra vez, para vez se vou acertar novamente. Tem vezes que eu estou no meu carro e ouço apenas essa música do começo ao fim do trajeto. Quem me olha pela janela do carro deve achar que sou maluco, pois vou cantando como se estivesse na Broadway.

Aprender é sempre divertido. Aprender com música é super gostoso. Experimente!

Até a próxima,

Carlos

About these ads

40 Respostas to “Dica 123 – Músicas fáceis de cantar em inglês”

  1. roseane Says:

    Oi,

    Meu nome é Roseane. Eu queria saber onde se acha músicas fáceis de cantar em inglês, como as de Michael Jackson.

    • carlosgontow Says:

      Oi Roseane,

      Obrigado por escrever. Como eu escrevi nesta dica, tudo depende do tipo de música que você gosta.

      Eu sugiro começar com canções mais lentas. O próprio Michael Jackson tem canções mais lentas, como “The Girl is Mine” ou “Ben” (das mais antigas). Procurando no google, você consegue achar bastante coisa. Depois você pode passar para as mais rápidas ou com letras mais longas.

      Se tiver outras perguntas, escreva.

      Abraços,

      Carlos

  2. Luiz Andre Says:

    Meu caro, bom dia,

    Eu me chamo Luiz Andre e queria parabenizá-lo pelas dicas. Muito boas!

    Bom, eu tenho algumas perguntas. Eu tenho um problema na dicção dos fonemas L e R – o L sai parecido gom G e R sai como RR em palavras como caRo, baRata, caRacol e etc., além de pronunciar mal as palavras quando falo rapidamente. Já fiz tratamento especializado, mas não funcionou…

    Carlos, eu fazia um grande curso aqui no Rio e o inglês falado era o americano. O professor acelerava muito e eu não conseguia falar corretamente na mesma velocidade. O meu ritmo era outro. Além disso, ele dizia que o americano emendava tudo, e as palavras com T e R se emendavam num trem de RaReRiRoRu e aí eu ficava desesperado. Eu tinha vergonha e muitas vezes eu não falava, mas e se fosse num contato real com estrangeiros? Eu teria de falar e tornar aquilo correto para o ouvinte. Eu não posso falar pausado, e com os T com som de T mesmo, e não de R? Li que o ingles britanico o T é T e o R quase não é pronunciado. Além disso, tem o maldito TH. Como falar esse fonema corretamente?

    Muito obrigado,

    Luiz Andre

    • carlosgontow Says:

      Olá Luiz André,

      Obrigado pelos parabéns e pela pergunta.

      Se você tem um problema de dicção em português, também terá alguns problemas em inglês. Isso não deve causar a você nenhum mal estar. Quando você fala em português, as pessoas não te entendem, mesmo que você fale um pouco diferente delas? A mesma coisa deve acontecer em inglês. Mesmo que você não fale igual a um nativo, o importante é que ele entenda você. Você não precisa ter a pronúncia perfeita, mesmo porque não existe uma pronúncia perfeita.

      Você pode, sim, falar mais devagar e pronunciar os T como T e R como R. Eles vão entender você. Mas quando eles falarem, vão falar mais rápidamente, e você precisa conseguir entender o que eles dizem. Como eu já falei numa dica, saber a pronúncia correta das palavras ajuda você a entender melhor.

      O TH não é um som maldito. É simples se você colocar a língua na posição correta. Eu já escrevi uma dica sobre isso – procure ler e treinar.

      O importante é não se desesperar. Tenha calma, continue treinando pronúncia. Um tratamento especializado com um fonoaudiólogo às vezes demora para dar um resultado, mas é importante continuar tentando e não desistir. A mesma coisa eu digo sobre a pronúncia duma língua estrangeira. Ela vai melhorando com o tempo.

      Boa sorte e se tiver outra pergunta, escreva!

      Abraços,

  3. Daniel Says:

    Esse som do “th” é chato mesmo. Eu tento e nunca consigo.

    • carlosgontow Says:

      Olá Daniel,

      Obrigado pelo comentário.

      Ele não é um som chato. É apenas diferente porque não existe em português. O truque é praticar bastante, pois uma hora ele sai.

      Uma maneira de fazer é imitar as pessoas com “língua presa”, pois é mais ou menos a mesma coisa. Veja a dica que eu dei e tente fazer muitas vezes. Assista aos filmes que coloquei no blog e no youtube, onde você verá a posição correta da língua.

      O importante é tentar. Em vez de dizer “Eu não consigo”, diga “Eu ainda não consegui, mas vou chegar lá”.

      Boa sorte, e se tiver outro comentário, mande pra mim.

      Obrigado e um abraço,

      Carlos

  4. Dark Says:

    Olá Carlos,

    Adorei o seu blog. Achei muito útil pra quem quer aprender e tem dúvidas e/ou dificuldades para falar inglês.
    Sou cantora e atualmente canto apenas músicas nacionais. Mas vejo um público fiel às músicas estrangeiras, e ele sempre espera uma musiquinha internacional. Então pensei que de repente, com um pouco de dedicação possa cantar algumas músicas em inglês. Sempre evitei pois tinha a certeza de que pra cantar inglês você deve dominar o idioma. Em contrapartida tenho notado que não é tão radical assim. Todos dizem que não é tão difícil e que sou capaz pois tenho uma dicção muito boa.
    Mesmo não tendo aulas, acha que posso conseguir isso sozinha, já que não estou com tanto tempo disponível para começar o curso de inglês?

    Obrigada!

    • carlosgontow Says:

      Olá, Dark,

      Obrigado pelo comentário.

      Em geral pessoas que tem bom ouvido para música têm bom ouvido para línguas e isso facilita. Se você se dedicar bastante consegue cantar bem sim – e até aprender inglês.

      Há cantores que fingem que cantam inglês e só enrolam e aí fica muito feio. Mas eu acredito que seja possível cantar direito. Eu mesmo, aprendi inglês cantando. Eu não sabia o que estava dizendo, mas cantava direitinho.

      Boa sorte e continue escrevendo!

      Carlos

  5. Cristina Says:

    Eu gostaria de uma dica. Minha voz é muito grave eu nao sei que música cantar em inglês. Nunca tive aula de música. Minha voz chega perto da voz da Cassia Eller.

    • carlosgontow Says:

      Olá Cristina,

      Obrigado pela pergunta. Eu não sou um especialista em voz – sou professor de inglês. Acho que o ideal é você escolher alguma cantora que você goste. Cante e veja se o tom serve para você.

      A ideia não é se tornar uma cantora, mas cantar para treinar o inglês. Mesmo que a voz não saia tão boa, você pode se divertir e aprender inglês.

      Uma sugestão que consigo lembrar é a Amy Whinehouse, que tem uma voz grave.

      Que tal?

      Abraços,

      Carlos

  6. livia nobre Says:

    Parabéns pelo site…
    Olha, preciso de ajuda pra aprender amusica “With You ” (Chris Brown). Ela é linda!!!

    • carlosgontow Says:

      Olá Livia,

      Obrigado pelo comentário.

      Não conheço a música, mas você deve achar a música e a letra na Internet. Depois é só tentar cantar. Como eu já escrevi antes, tente aprender uma frase de cada vez e vá aumentando aos poucos.

      Leia a letra enquanto ouve, pois você vai associando o som às palavras. Isso vai ajudar você a cantar as palavras corretamente.

      Depois me escreva para contar como ficou.

      Um abraço,

      Carlos

  7. Tairinne Says:

    Definitivamente, obrigada. Era o que eu estava procurando.

  8. Jéssica Prado Says:

    Nessa semana escolhi uma música do Nickelback – Hero – que achei muito boa, pois não é tão rápida. A voz é bem clara e o vocabulário fácil de entender, pois para aprendermos com a música temos que saber o que estamos cantando.
    Então é isso. Segue aí uma sugestão.

    Obrigada pelas dicas,

    • carlosgontow Says:

      Oi Jéssica,

      Obrigado pelo comentário e pela sugestão.

      Ë claro que é bom entendermos o que estamos cantando, mas mesmo sem entendermos tudo cantar ajuda a aprender a pronúncia das palavras.

      Continue escrevendo,

      Carlos

  9. Cleilton Dinho da silva Says:

    Me ajudou muito, man. Valeu… É porque eu canto, e algumas músicas de Guns, Nirvana, Amy Winehouse eu canto. Então está me ajudando muito apesar de ser muito trabalhoso.
    Abraço amigo,

    • carlosgontow Says:

      Oi Cleiton,

      Obrigado pelo comentário.

      É verdade, dá trabalho, mas dá resultado. Aliás, tudo o que a gente faz com esforço e dedicação dá bons resultados. O importante é sempre tentar!

      Boa sorte,

      Carlos

  10. Elma Says:

    Olá bom dia!
    Obrigada por nos ajudar nessa longa caminhada.
    Minha dúvida, é como voce começou a estudar a língua inglesa?
    Qual a melhor maneira de começarmos a praticar, e assim ter sucesso?
    Eu faço curso, mas só ele nao é o suficiente.

    Obrigada

    • carlosgontow Says:

      Oi Elma,

      Obrigado pelas perguntas.

      Eu comecei a estudar inglês ainda criança, no colégio, e só fui fazer curso de inglês muitos anos depois. Se você ler as demais dicas do blog, ou mesmo o meu livro “101 Dicas Para Você Aprender Inglês Com Sucesso” vai ver que eu dou várias dicas de como aprender. Conto coisa que eu fiz e que outras pessoas fizeram.

      Eu também concordo que só a aula não é suficiente. O importante é você também estudar por conta própria e praticar o inglês no dia-a-dia. Ouvir músicas, assistir filmes, ler, conversar com pessoas. Quanto mais você se expor ao inglês, mais vai aprender.

      O importante é se dedicar e dar tempo ao tempo.

      Boa sorte e se tiver mais alguma dúvida, escreva.

      Carlos

  11. carla Says:

    Nossa, amei as dicas. Vou treinar muito e vou pegar as dicas
    de algumas músicas citadas.

  12. juliano Says:

    Meu professor de inglês pediu para que se formassem grupos na sala com 4 pessoas, e cada grupo deverá cantar uma musica em inglês.

    Me ajude escrevendo o nome de uma música fácil de cantar em inglês.

    • carlosgontow Says:

      Olá Juliano,

      Obrigado pela mensagem.

      Há várias músicas fáceis de cantar em inglês, mas é sempre mais fácil você cantar uma música de que você goste. Qual o seu cantor favorito ou a sua banda favorita? Que tal começar a procurar por um desses?

      O segredo é você ouvir muitas vezes a música seguindo a letra, e depois tentar cantar uma frase de cada vez. Veja a dica 18, onde eu falei sobre isso.

      Uma música que eu gosto e que é bonita e bem fácil é a música “Dream a Little Dream of Me”, que tem uma versão que foi cantada no seriado “Glee”. Veja o vídeo e a letra na dica 359. Se for do seu gosto, cante essa. Se não for, procure alguma outra do seu agrado.

      Se precisar, me escreva outra vez.

      Um abraço,

      Carlos

  13. KAROLINE Says:

    EU ACHEI ESSA RESPOSTA LEGAU

  14. Jordana Leal Reicherth Says:

    Olá Carlos,

    Queria te pedir uma ajuda.
    Tenho que fazer um trabalho da escola e eu sou péssima para cantar em inglês. Não acho uma música fácil para eu cantar.
    Será que você pode me ajudar?
    Beijão,

    • carlosgontow Says:

      Olá Jordana,

      Obrigado pela pergunta.

      Para começar, pare de falar coisas negativas a seu respeito. Essa históris de “eu sou péssima para cantar” é muito negativa e se você acreditar nisso, não vai conseguir cantar. Ao invés disso, fale coisas mais positivas, como “eu ainda não consigo cantar bem em inglês, mas vou chegar lá”. Só a mudança de ponto de vista já é um bom começo. E acredite nisso!

      Escolher uma música para cantar é uma coisa muito pessoal, pois depende muito do tipo de música de que você gosta. É mais fácil cantarmos algo se gostamos daquele gênero de música.

      Dê uma lida em outras dicas que já dei sobre o assunto. Leia as dicas 18, 123 e 359, por exemplo. A música “Dream a Little Dream os Me”, que citei na dica 359 é uma música simples, lenta e muito bonita. Eu adoro essa música. Espero que goste também. Se não gostar, procure entre os cantores da sua preferência.

      Depois me escreva para contar como foi o resultado.

      Boa sorte,

      Carlos

  15. Adriana Says:

    Boa tarde Carlos,
    Adorei as suas dicas. Dou aulas de inglês em uma escola particular aqui em Curitiba, e esse ano irei implantar uma aula semanal para falarmos de bandas, cantores, cantoras, enfim, trabalharemos clips, apresentaçoes da história dessas bandas escolhidas pelos alunos. Estou um pouco perdida no sentido de como iniciar esse trabalho. Quero aulas bem dinâmicas. Gostaria de saber quanto é o seu livro e onde posso encontrá-lo.
    Tem alguma ideia para me auxiliar?
    Desde ja agradeço
    Adriana

    • carlosgontow Says:

      Olá Adriana,

      Obrigado por escrever. Achei muito legal essa sua ideia. Os alunos com certeza vão adorar.

      Você pode encontrar o meu livro nas principais livrarias de Curitiba. O preço sai em média R$ 54,00. Você pode também comprar pelo site da DISAL, por R$ 37,00. E eles entregam na sua casa. Na página inicial do blog, abaixo da minha foto, há uma foto do livro. Clique nela e vocêd irá direto ao site da DISAL.

      O livro tem várias ideias de como trabalhar com músicas. Aproveite. Se precisar de mais alguma coisa, escreva.

      Um abraço e boa sorte,

      Carlos

  16. kaleb lopez Says:

    Vou fazer uma audição e não sei que música cantar. Não tenho fluência verbal em inglês, mas pegando a letra consigo cantar. Estava pensando em “Smells Like Teen Spirit” (Nirvana) ou “Shake it Out” (Florence and Machine). Teria alguma dica de música e dica para não cometer gafe com a pronúncia?

    • carlosgontow Says:

      Oi Kaleb,

      Obrigado por escrever.
      A sua pergunta é difícil, porque eu não conheço você e nem sei como é o seu inglês. Por isso sugiro que você cante uma música com a qual se sinta confortável, de preferência uma que conheça bem.
      Para acertar na pronúncia, ouça muitas vezes a música com fones de ouvido, lendo a letra e prestando muita atenção aos sons. Depois comece a cantar aos poucos, seguindo as ideias que eu dei em várias dicas sobre como cantar em inglês.
      Se tiver alguma dúvida, pergunte a alguém que fale inglês bem, ou a um professor de inglês.
      Boa sorte, e depois me conte o resultado.
      Um abraço,
      Carlos

  17. kaleb lopez Says:

    Olha, só passei para dizer que passei na seleção e consegui o papel. Na segunda parte tive que interpretar e cantar. Cantei “Not Alone” da peça “A Very Potter Musical” e interpretei uma cena da peça também. Recebi algumas críticas construtivas. Aemana que vem irei começar a ensaiar. Ansioso…

  18. raphael Says:

    UMA MÚSICA MUITOOOOOOO FÁCIL DE CANTAR É “I BELIVE I CAN FLY” :d

  19. Edilson Says:

    Bom dia Carlos !

    Bom, estou passando apenas para parabeniza-lo pelo blog. Sempre que pesquiso algo sobre o assunto acabo passando por aqui. É realmente muito bom e repleto de informações importantes para quem está ingressando neste lindo idioma.
    Ressalto também que você é extremamente prestativo. Responde todas as dúvidas do pessoal, percebe-se que realmente gosta do que faz!

    Abraço !!!

  20. Maria Says:

    Olá.
    Tenho um trabalho de inglês que é feito em grupos.
    No meu grupo, somos todas meninas. Temos que cantar em inglês e não sabemos que música cantar.
    Poderia por favor, dar sugestões de bandas ou músicas que possamos cantar?
    Está difícil escolher alguma música ou banda que a gente consiga cantar… O problema na verdade, é que somos 5 meninas. E queremos uma música ou banda que dê para todas cantarmos numa boa.
    Agradeço a sua ajuda.

    • carlosgontow Says:

      Olá Maria,

      Obrigado pela pergunta.
      Na verdade é difícil para eu responder, pois não conheço vocês e não sei o tipo de música de que vocês gostam. Eu acho mais fácil escolher uma música de um grupo do qual vocês gostam. Se vocês gostam de “One Direction”, a música “What Makes You Beautiful” é uma boa opção, pois não é difícil de cantar.
      Vocês podem também escolher uma música que não seja de uma banda. Pode ser uma música de um cantor só, que vocês cantem em grupo.
      Isso depende também do nível de inglês de vocês. Para quem sabe pouco inglês, uma música um pouco mais lenta é melhor.
      Uma música que eu adoro e que é alegre e divertida é “We Got the Beat”. Que tal? Pode ser uma boa ideia. Se vocês cantarem e dançarem junto, vai ficar bem legal. Veja o vídeo com a música e a letra:

      Aqui dá para vocês tirarem uma ideia até da coreografia:

      Espero que tenha ajudado. Depois me escreva para contar como foi.
      Abraços,
      Carlos

  21. morgana Says:

    Olá,
    Tenho um trabalho de inglês em que devo dublar uma música. No total são 4 meninas. Estou com dúvidas sobre qual música escolher. Será que poderia me ajudar?

    • carlosgontow Says:

      O Morgana,
      Obrigado por escrever.
      É difícil sugerir uma música sem conhecer você e suas amigas e sem saber o tipo de música que vocês gostam. Eu sempre acho mais fácil cantar as músicas que são do nosso agrado.
      Se você gosta de Glee, que tal essa versão de “Halo/Walking on Sunshine”? É fácil de cantar, tem uma coreografia que vocês podem copiar e é super divertida.
      Essa é a versão que foi ao ar no programa.

      Essa é a versão do show

      Aqui tem a música com a letra:

      Se não gostar dessa, há muitas outras. Me dê uma dica sobre o que vocês gostam.
      Obrigado e continue escrevendo,
      Carlos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.461 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: