Dica 199 – Coluna da Rosely Sayão na Folha de São Paulo de 30 de novembro de 2010

Adorei a coluna da Rosely Sayão no caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo do dia 30 de novembro de 2010. Com o título “Quem quer brincar de escolinha?” me fez lembrar da minha infância, pois comecei a minha carreira de professor brincando de escolinha com a minha prima Emília.

Segundo Rosely Sayão, as crianças não brincam mais de escolinha. Ela escreve que “as antigas brincadeiras de escola evidenciavam exigência, rigor, disciplina”. Será que as crianças de hoje já não conseguem conviver com essas coisas?

Parece que exigência, rigor e disciplina estão fora de moda hoje. Existem muitas crianças que não têm limites, que não aceitam críticas e não têm disciplina. E a disciplina é importante para você aprender. Você precisa ter uma disciplina na sala de aula e você precisa de uma disciplina de estudos também. E a falta dela acaba se refletindo também na vida adulta.

Se você está hoje lutando para aprender inglês, será que não falta um pouco de disciplina para estudar? Rosely Sayão fala na sua coluna que “a criança precisa aprender na escola a se esforçar para aprender, a repetir suas lições até dar o melhor de si, a saber ter postura física que facilite seu aprendizado, a ter disciplina para o trabalho”. Essas coisas que se aprendem na escola servirão para toda a vida.

Eu tive uma aluna – criança – recentemente que tinha muita dificuldade para aprender inglês. No entanto, ela raramente fazia as lições de casa. Eu sempre dizia que se ela fizesse a lição de casa, aprenderia muito mais. Mas não adiantava. Telefonei para a mãe, explicando a situação e ela me respondeu que a filha não tinha tempo para fazer a lição de casa. Eu compreendo que a criança tem muitas atividades durante o dia, mas já nessa idade é preciso aprender a se disciplinar para organizar o seu tempo.

Uma outra mãe de aluna reclamou comigo, dizendo que a filha tinha apenas 10 anos e que era muito cedo para ter responsabilidade. Eu discordo, e acho que aprendemos responsabilidade desde pequeninhos. É claro que o tipo de responsabilidade varia de acordo com a idade, mas a responsabilidade de fazer as lições e estudar começa desde cedo. E a prática vai ajudar a criança na vida adulta.

Se está difícil para você aprender inglês, será que você não está repetindo algum desses comportamentos? Será que não está faltando um pouco de disciplina? De dedicação? De esforço? Nunca é tarde para mudar, se você realmente quer aprender. Só depende de você.

Na coluna da Rosely Sayão ela ainda diz que “a função do professor não é ser legal, bonzinho ou camarada: é ensinar. E professores rabugentos também ensinam muito bem.” Eu sou um professor camarada, mas também exijo. E faço isso apenas pelo seu bem e pelo seu aprendizado de inglês.

Se você quiser ler a matéria inteira da Rosely Sayão aí vai o link:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq3011201008.htm

Até a próxima,

Carlos

3 Respostas to “Dica 199 – Coluna da Rosely Sayão na Folha de São Paulo de 30 de novembro de 2010”

  1. Ana Luiza Says:

    Hahaha… Adoro esses pais que colocam o filho na escola e daí reclamam que tem homework!

    Gostei do artigo, Carlos. Na minha opinião, falta vontade mesmo. Quem sabe essas crianças não estão fazendo inglês apenas porque os pais acham que “têm” que fazer? Quando eu dava aula pra turmas de adolescentes, estava na cara quem tinha vontade e quem só estava ali a mando dos pais. Fazer o que? Não sei.

    • carlosgontow Says:

      Oi Ana Luiza,

      Obrigado pelo comentário.

      Na verdade, a maioria das crianças que faz inglês está lá por que os pais querem. No entanto, falta os pais fazerem com que se dediquem. O professor só consegue ir até um certo ponto. O resto do trabalho tem que vir de casa. É preciso ensinar responsabilidade.

      Um abraço,

      Carlos

  2. vivicafe Says:

    Eu li a matéria e também lembrei dos meus tempos brincando de escolinha. E ai de mim se algum professor meu reclamasse aos meus pais que eu não fazia lição de casa.

Deixe um comentário

