Dica 213 – Agarre as oportunidades

Saber agarrar as oportunidades é muito importante para se obter sucesso. Quantas vezes, vemos uma oportunidade passar pois demoramos a nos decidir. Se você parar para pensar, muitas vezes a oportunidade já foi.

Quando você está estudando inglês também vai encontrar diversas oportunidades para aprender mais, treinar, usar o seu inglês e assim melhorar cada vez mais.

Se você está andando na rua e ouve alguém falando inglês, aproveite a oportunidade. Vá puxar conversa com a pessoa. Um turista é uma excelente chance de você treinar o seu inglês. Se você fica com vergonha, pensando se deveria ir falar com ele ou não, ele vai embora, e depois você vai se arrepender.

Outro dia eu estava na farmácia e havia um rapaz falando inglês atrás de mim na fila. Eu imediatamente comecei a conversar com ele. Conversei uns 5 minutinhos enquanto aguardávamos na fila, mas já foi uma oportunidade de conversar com alguém. Além de treinar o inglês você conhece pessoas novas.

Se você estuda numa escola e a escola oferece várias atividades extras, agarre as oportunidades. Aproveite! Quanto mais você fizer, melhor será para você.

O Departamento de Estado Americano tem um programa chamado “Access Microscholarship Program” que dá oportunidade a adolescentes menos privilegiados de estudarem inglês em escolas excelentes. Esse programa acontece em 55 países e desde 2004 mais de 40000 mil jovens ao redor do mundo já participaram dele. Aqui no Brasil, os alunos são escolhidos em escolas públicas em função do seu desempenho escolar e da sua frequência às aulas. Eles ganham bolsas de estudo por dois anos para estudarem inglês. E nas melhores escolas do país.

Eu tive a oportunidade de trabalhar de perto com esses jovens e é incrível ver como eles se agarram às oportunidades. Aprender inglês abre muitas portas, como todo mundo sabe. Eles aproveitam cada minuto da sua vivência dentro da escola de inglês. Frequentam a biblioteca, frequentam laboratórios de língua, falam inglês, participam de grupos de teatro, fazem tudo o que podem para aprender o máximo possível. E sempre com alegria e muita determinação. Depois de apenas um ano de curso, a grande maioria deles tem um inglês tão bom quanto alunos regulares da escola depois de 2 ou 3 anos. Qual a diferença? Vontade de aprender e saber usar as oportunidades.

O Gabriel Lopes, que é meu leitor aqui no blog e inclusive já escreveu comentários, é um dos participantes desse programa. Além de participar de todas essas atividades, ele é meu amigo no facebook e só escreve para mim em inglês. Está aproveitando mais uma oportunidade de treinar mais um pouquinho. Isso com certeza o levará mais rápido ao sucesso.

Agarre as oportunidades que aparecem! Fique de olhos abertos e atento a tudo. Há oportunidades que não aparecem a toda hora. Saiba tirar proveito delas. Isso só pode ser bom para você.

Até a próxima,

Carlos

Anúncios

Uma resposta to “Dica 213 – Agarre as oportunidades”

  1. Gabriel Lopes Says:

    Iniciativa, trabalho duro, atitude e interesse são importantíssimos para qualquer objetivo pessoal .
    Temos que aproveitar toda e qualquer oportunidade .
    E como você já disse : 1% de inspiração e 99% de transpiração. Tenha iniciativa! Vá lá e faça.
    Great job, Carlos ! I liked this tip!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: