Dica 226 – Estude as palavras dentro de um contexto

Eu tenho insistido aqui que as pessoas são diferentes e que aprendem de maneira diferente. O que pode ser bom para um, pode não ser bom para outro, mas sempre vale à pena experimentar.

Para aprender vocabulário, eu acho muito mais fácil estudar as palavras dentro de um contexto. Isso é o que funciona melhor para mim. Eu acredito que o contexto ajuda você a se lembrar melhor da palavra. Além disso, se você estudar a palavra dentro de um contexto, você já estará treinando o uso da palavra. Um dos grandes problema com o estudo de vocabulário, como eu já comentei antes, é que você aprende a palavra, mas não sabe como usá-la.

Quando eu estudo vocabulário e faço uma lista de palavras para estudar, eu não gosto de colocar a palavra e uma definição. Eu gosto de escrever uma frase que explica a palavra. Vejam esses exemplos tirados de dois excelentes dicionários, para o adjetivo “beautiful”:

Dicionário A:

1 – A beautiful person is very attractive to look at. (Antonym: ugly)  She was a very beautiful woman…, To me he is the most beautiful child in the world.  

2- If you describe something as beautiful, you mean that it is very attractive or pleasing. New England is beautiful…, It was a beautiful morning…  

Dicionário B:
 
beautiful
 
very attractive
a beautiful woman
breathtakingly beautiful scenery
She was wearing a beautiful dress.

very pleasant
a beautiful piece of music
beautiful weather
 
No primeiro dicionário, a palavra vem definida dentro de uma frase e depois seguem os exemplos. O segundo dicionário apresenta definições para a palavra e em seguida, exemplos.
 
Todos os bons dicionários trazem exemplos e isso é excelente, pois os exemplos nos ajudam a entender melhor as definições. Sempre que formos estudar palavras novas, é importante também estudarmos os exemplos, não só os que estão no seu livro, mas também outros que você pode pesquisar.
 
Eu gosto de definições como a do primeiro dicionário. Por isso, a minha dica é que quando você for fazer a sua própria lista de vocabulário, faça-a escrevendo frases completas, pois isso vai facilitar o seu aprendizado. Dá um pouco mais de trabalho para escrever, mas a compreensão fica mais completa.
 
 Até a próxima.
 
Carlos
3 Respostas to “Dica 226 – Estude as palavras dentro de um contexto”

  1. Marcel Says:

    Vou utilizar o método das frases para a memorização do vocabulário. Ótima dica!

  2. pedro0junior Says:

    É verdade.
    Na primeira vez que eu ouvi falar nisso dei gargalhadas.
    O método é tão simples e ainda assim eu jamais havia sequer pensado a respeito. Dá um pouco mais de trabalho conseguir a frase, mas se você estiver estudando um texto, já tem uma prontinha pra usar. Como você falou, tem a questão de que na hora de falar você vai se lembrar de tudo junto. Além disso, quando uma palavra tem mais de um significado, é o contexto que vai te dizer qual significado escolher. Por exemplo, “manga” em português. E as palavras mais importantes acabam sempre tendo mais do que um significado.

Deixe um comentário

