Dica 236 – Caderno “Idiomas” na Folha de São Paulo de 28 de janeiro de 2011

Saiu mais um caderno “Idiomas” na Folha de São Paulo do dia 28 de janeiro de 2011. Para quem está tentando aprender inglês, acho muito bom dar uma lida. Há muita coisa que eu já citei no blog, mas é sempre interessante ler outras opiniões ou ver as coisas por outro ângulo.

Uma coisa importante que eles dizem – e que eu já falei – é que o domínio da língua deve ir além do currículo. Não adianta nada você escrever no currículo que fala inglês se você não consegue falar. Por isso aquelas pessoas que querem chegar até o final do curso para terem o diploma precisam reavaliar seus objetivos. É mais importante aprender bem do que chegar ao fim mais depressa, nem que para aprender bem você demore um pouco mais.

Falando sobre os chineses, o caderno da Folha diz que é muito importante saber a cultura do povo com quem você vai falar. Mesmo que você falar um inglês excelente, pode cometer alguma gafes culturais que podem atrapalhar muito. Por isso quando você aprende qualquer língua é muito importante, além da língua em si, conhecer os costumes do lugar. Existem várias variedades de inglês e em cada lugar os costumes são diferentes. Além disso, o inglês é usado em muitos outros países nas reuniões de negócios. Nesses casos, você fala inglês mas tem que saber os costumes daquele país.

O caderno “Idiomas” diz ainda que as empresas valorizam quem fala bem. Esta é uma exigência para discutir projetos e conversar com estrangeiros. Como a maior parte das comunicação é falada, quem fala bem se sobressai.

Outra coisa importante é escrever bem, pois nas empresas multinacionais é preciso receber e enviar e-mails, relatórios e comunicados. Segundo a Folha de São Paulo, um erro que pode passar despercebido na comunicação oral pode soar como descaso quando aparece em um relatório ou em um e-mail profissional.

Uma das entrevistadas na matéria ainda diz que para melhorar o primeiro passo é a leitura. Segundo ela, se você só conversa e ouve música, mas não lê, a escrita não será tão boa. Por isso, leia bastante em inglês. Seu inglês vai se aprimorar ainda mais.

O caderno “Idiomas” dá várias dicas para redigir, ler e falar melhor. Procure ler, pois há bastante coisa para aprender ou mesmo relembrar.

Lendo as matérias deste caderno, fica novamente a sensação de que é preciso saber de tudo. Aquelas pessoas que dizem “Eu só quero saber escrever, mas não preciso falar” ou “Eu só quero conversação, mas não quero aprender gramática” estão deixando lacunas no seu inglês. E o mais importante para mim é a noção de que o resultado depende de nós mesmos, e do esforço que dispendemos para aprender.

Até mais,

Carlos

Anúncios

Uma resposta to “Dica 236 – Caderno “Idiomas” na Folha de São Paulo de 28 de janeiro de 2011”

  1. Mario Moraes Says:

    Olá Carlos,

    Aproveitando esta delícia de ‘bombardeio’ de dicas que você tem nos propiciado, aproveito para comentar três coisas com relação ao artigo ‘Idiomas’ da FSP:

    (1) Interessante o tópico sobre aprender os costumes no caso do Chinês [nos transmite a ideia de que é melhor aprender os costumes porque – no caso do chinês – a lingua você NÃO VAI aprender mesmo – vide Sonia Bridi da TV Globo …]

    (2) Quanto ao tópico ‘Falar bem o idioma’, é interessante uma multinacional admitir que é mais facil preparar alguem para um ‘cargo de entrada em TI’ do que em ‘idiomas’ – o que vem consolidar a ideia de que nao existe ‘English Language Delivery’ … It takes time … not to say a long time … to be fluent (no matter what we understand by being fluent) …

    (3) E finalmente prefiro ficar com a sua dica de filme sem legenda do que com as dicas apresentadas no topico ‘Para ler melhor’ na questão de legenda de filmes … É isso e … again … parabéns pelo blog!

    Mario Moraes – Araras / SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: