Dica 272 – Ouça “Audio Books”

Uma ótima maneira de treinar a compreensão em inglês é ouvir Audio Books. São gravações de livros lidos em voz alta. Muitos deles são lidos por atores famosos e têm além da voz efeitos sonoros que ajudam na compreensão, e também ajudam a criar o clima da leitura.

Os Audio Books são muito usados por pessoas com deficiência visual, que ao invés de ler, ouvem a história. No caso de pessoas aprendendo inglês, é mais um recurso para auxiliar o aprendizado.

Há audio books gravados em CD e também em mp3. Você pode encontrar muitos para download e colocar no seu tocador de mp3. Dá para ouvir na rua, no carro, em qualquer lugar. Até tomando banho, você pode ligar o aparelho de som e ir ouvindo a gravação. Aproveite o seu tempo!

Audio Books de vários tipos. Não só de ficção, mas de livros teóricos, auto-ajuda, biografias e muito mais. Há livros em que a versão escrita é vendida junto com o Audio Book. Você pode ler e ouvir junto e assim aprender a pronúncia das palavras.

Muitas vezes a versão gravada é mais resumida do que a versão escrita. Cuidado, então, se estiver lendo junto, pois os textos serão diferentes.

Não se preocupe se não entender tudo. Conseguindo entender a história, não é preciso entender todas as palavras. E pense no seu progresso. Se você não entender muito na primeira vez que ouvir um Audio Book, vai ver que quanto mais praticar melhor vai entender.

Lembra-se de quando você era pequeno e gostava que contassem histórias para você? Você pode reviver um pouco aqueles momentos ouvindo a um Audio Book. É uma boa diversão e uma boa prática para o seu inglês.

Até a próxima,

Carlos

4 Respostas to “Dica 272 – Ouça “Audio Books””

  1. Vivì Café Says:

    Mais uma dica que eu já testei e comprovei!

    Minha primeira experiência com Audio Books foi olhando feio para um deles na prateleira da loja. Era em cassete ainda… Imaginei quão ridículo seria eu em casa, parada, ouvindo o livro. Em seguida imaginei-me dirigindo enquanto ouvia uma história. Pareceu-me uma invenção de preguiçoso, mas agora com ares práticos.

    Tive que vencer meu preconceito. Meu primeiro Audio Book foi American Gods e não poderia ter sido melhor escolha. Já conhecia o romance do Neil Gaiman e, face a uma viagem de 10h no carro… resolvi experimentar. O carinho com o qual o narrador conta a história me lembrou quando liam histórias para mim. Não paro mais.

    Descobri que as versões “Unabridged” são aquelas onde o texto são exatamente iguais, recomendei ao “namorido” ler enquanto ouve, para treinar grafia e pronúncia.

    Mas comigo o mais gostoso é andar ou dirigir ouvindo histórias e treinando o inglês!

    Obrigada, Carlos, por me lembrar disso 🙂

  2. Rui Says:

    Estou querendo comprar para estudar inglês. Estou com a seguinte dúvida: o audiobook é acompanhado do texto integral do livro?

    • carlosgontow Says:

      Olá Rui,
      Obrigado pela pergunta.
      Sim, o audiobook em geral é acompanhado do texto integral do livro que o acompanha, mas costuma ser uma versão simplificada do livro original.
      Continue escrevendo!
      Até,

Deixe um comentário

