Dica 285 – Nem os nativos se entendem

A minha amiga Heloisa Gouveia me mandou esse video muito engraçado, sobre um elevador onde você não aperta botões. O controle é ativado pela voz. Vejam e divirtam-se:

Tudo bem, é uma piada, mas são coisas que acontecem. Mesmo nativos da língua inglesa podem ter problemas para se comunicar. Essa piada brinca com o sotaque escocês, mas um nativo da Inglaterra também pode ter problemas para se comunicar com um nativo da Nova Zelândia, por exemplo. E até dois nativos de um mesmo país, mas de regiões diferentes, podem ter problemas para se comunicar.

Para nós – estrangeiros aprendendo inglês como língua estrangeira – resta o consolo de saber que se cometemos erros ou se não entendemos algo, somos normais. E que não há problema nenhum.

Continuamos estudando, aprendendo mais e tentando sempre falar o melhor possível, mas devemos sempre deixar de lado a frustração por errarmos às vezes. É essa frustração que muitas vezes nos trava e não nos deixa seguir em frente.

Todo nundo erra e todo mundo tem problema para entender alguma coisa de vez em quando – e isso não tem a ver só com o fato de ser uma língua estrangeira.

Admitir que vamos ter problemas de vez em quando nos liberta. Estando mais relaxados e nos cobrando menos, conseguimos aprender muito mais.

Até mais,

Carlos

Deixe um comentário