Dica 376 – Avalie o seu aprendizado constantemente

Muitas vezes quando estamos estudando inglês nós nos colocamos no automático e vamos fazendo as coisas mecanicamente sem pensar sobre elas. Estudamos, fazemos exercícios e praticamos – ou não.

É importante de vez em quando fazermos uma auto-avaliação. Estamos aprendendo? Estamos melhores no inglês? Estamos entendendo mais quando ouvimos ou lemos? Estamos conseguindo falar e escrever melhor?

Você tem que ter a capacidade de fazer esta avaliação. Você precisa conseguir sentir se está falando mais fluentemente ou não. Você ainda engasga muito para falar? Você só consegue falar pausadamente, ou consegue falar um pouco mais rapidamente?

Esta avaliação não é para você se comparar com as outras pessoas. É para você se comparar com você mesmo no passado e agora. Está melhorando? Está se sentindo mais confiante? As pessoas entendem você melhor?

O mais importante é o que você vai fazer com essa avaliação. Se você acha que não está progredindo tanto, o que pode fazer para mudar? Você pode mudar a estratégia de estudo. Veja quantas dicas eu já publiquei sobre maneîras diferentes de estudar e de praticar o inglês. Quantas delas você já tentou?

Em 25 anos de carreira como professor eu já vi tanta gente reclamar que não consegue aprender inglês, mas na hora de praticar e estudar essas pessoas não estão se dedicando o suficiente. Eu tenho alunos que só pensam no inglês na hora da aula. E no resto da semana não fazem nada – não leem, não ouvem, não praticam. É claro que o progresso deles será mais lento.

Lembre-se de que você aprende inglês para você mesmo. A vontade de aprender é sua, e se você aprender o ganho será seu também. Há tanta coisa que você pode fazer com o seu inglês…

Faça auto-avaliações periódicas e pense sobre o seu processo de aprendizado. Corrigir o rumo ou mesmo mudar o rumo faz parte do processo. Você só tem a ganhar com isso.

Até a próxima,

Carlos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: