Dica 379 – Aprenda o inglês relativo à sua profissão

Você quer falar inglês por vários motivos: para se comunicar, para viajar ou para trabalhar, por exemplo. Mas mesmo que você não use o inglês no trabalho é muito importante que você saiba falar sobre as coisas da sua profissão. Afinal, você nunca sabe as oportunidades que vão aparecer no seu caminho.

Se você estiver viajando e conversando com alguém, ou se encontrar um estrangeiro aqui no Brasil e quiser contar para ele o que você faz, vai precisar saber explicar tudo em inglês. Você sabe explicar o que você faz em inglês? Conhece as palavras técnicas e específicas da sua profissão em inglês? Isso é algo que você não pode deixar de saber. Eu já vi alunos de cursos avançados que não sabem dizer a sua profissão em inglês. Está bem que a maioria dos livros ensina as profissões mais comuns, mas será que você nunca se interessou em procurar a sua num dicionário ou na internet, ou mesmo em perguntar para alguém?

Eu sou professor de inglês e sei explicar tudo sobre a minha profissão em inglês. Eu não sei explicar tudo o que um dentista faz em inglês, mas se eu fosse dentista, deveria saber.

Cada vez que eu viajo de avião – e tenho viajado muito para dar palestras pelo Brasil inteiro – fico abismado de como os funcionários das empresas aéreas têm um inglês tão ruim. Eles falam praticamente as mesmas coisas diversas vezes por dia – apertem os cintos, coloquem as malas nos compartimentos, etc, etc, etc – e mesmo assim a grande maioria têm um inglês muito ruim. A pronúncia muitas vezes é incompreensível. Na verdade, essas pessoas nem precisariam aprender inglês. Era só treinarem aquelas poucas frases que eles estão sempre dizendo. Falar com uma pronúncia correta seria até melhor para a imagem da empresa.

Aprender o jargão técnico da sua profissão até que é fácil. Mesmo que o seu inglês ainda não seja tão bom, você é capaz de entender as coisas ligadas ao seu tabalho melhor do que qualquer outra pessoa. Isso facilita o seu aprendizado.

Uma coisa que você pode fazer é imaginar que está contando para alguém o que faz e descrevendo as suas atividades. Faça em voz alta e quando perceber que há coisas que não sabe falar vá pesquisar, estudar e aprender. Isso será bom para você pessoalmente e profissionalmente.

E se você é daqueles que falam inglês no trabalho, aprenda a falar muito bem as coisas que fala no seu dia-a-dia. Mesmo que você não saiba muito inglês ainda, aquelas frases mais comuns têm que ser faladas corretamente. Afinal, é a sua imagem profissional que está em jogo.

Ter uma boa imagem profissional também é importante e o inglês pode ajudar bastante nisso.

Até a próxima,

Carlos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: