Dica 382 – Não são os testes que contam

Numa entrevista publicada na Folha de São Paulo do dia 17 de outubro de 2011, James Heckman, um economista americano, diz que a ênfase em testes empobrece a qualidade da educação. Embora essa crítica se direcione mais às escolas que são acusadas de quererem medir os resultados de tudo em testes, isso também pode ser aplicados a nós, os que estão aprendendo. Nós parecemos achar que só os testes mostram se estamos aprendendo ou não. Nós nós preocupamos mais com os testes do que em aprender.

Quando meu filho Pedro estava no primeiro ano (o antigo pré) um pai de um colega dele numa reunião no colégio demonstrava preocupação com a nota do colégio no ENEM. Não é um pouco cedo para pensar nisso? Eu acho que as crianças vão para a escola não apenas para passar no vestibular, mas para terem uma formação completa.

Da mesma maneira, muitos alunos só consideram que estão aprendendo em função das suas notas nas provas. Mesmo ao terminar uma prova, se você perguntar aos alunos se eles foram bem vai ouvir muitos dizerem “Eu não sei”. Isso significa que os alunos não têm nem ideia se eles estão aprendendo inglês ou não. É só a prova que vai dizer isso a eles.

Nós temos que saber avaliar o nosso conhecimento independentemente das provas e testes. Nós temos que saber se o nosso inglês está melhorando ou não. Temos que saber aprender com os nossos erros. Nós não estudamos para o teste, mas para aprendermos inglês.

Eu tenho muitos alunos particulares e não dou provas para ele. Eu sei se estão aprendendo ou não e sei em que áreas eles podem melhorar e onde estão as suas dificuldades. E os estimulo a pensarem nisso também, como já escrevi numa dica recentemente. Afinal, eu não estarei com eles para sempre.

Hoje em dia muitos livros de inglês têm um questionário de auto-avaliação e auto-conhecimento, para fazer o aluno pensar sobre o seu aprendizado. Muitos alunos, porém, não gostam de responder e dizem que não sabem dizer como está o seu progresso. E essa forma de auto-conhecimento é muito importante e precisa ser desenvolvida, pois você vai usá-la no resto da sua vida.

Numa escola eu acho importante se fazerem testes regularmente. Não sou contra os testes. Só acho que os alunos precisam aprender o que fazer com os testes. Não é só pegar o teste corrigido e guardá-lo. Você deve usar o teste para aprender com os seus erros. Se você conseguiu entender o que errou e se aprendeu a maneira correta, não importa a nota que você tirou. Você aprendeu e o teste foi bom para isso.

Há muita gente que tira excelente notas em testes, mas que na hora de falar inglês fica travado e não consegue falar. São pessoas que são boas em fazer testes, e não necessariamente boas em inglês.

Use os testes em seu benefício e aprenda com eles. Isso é o mais importante no seu aprendizado de inglês do que a nota que você tirou.

Até mais,

Carlos

2 Respostas to “Dica 382 – Não são os testes que contam”

  1. Gloria Pai Says:

    Carlos, os testes são uma forma de forçar o aluno a estudar. Pelo menos é o que acontece em certas escolas, fazendo o aluno ficar preparado a fazer testes e com isso, passar num vestibular, por exemplo. Embora eu concorde com tudo o que você disse, existem alunos que precisam ser testados como uma forma de aprender ou de estudar. Abs,

    Gloria

    • carlosgontow Says:

      Oi Gloria,

      Obrigado pelo comentário.

      Eu sei que há alunos que não estudam se não houver um teste, e acaba xsendo uma forma de fazê-los estudar. Mas como o objetivo da escola é preparar os alunos para a vida, acho importante colocarmos nas suas cabeças que não estudamos para o teste e sim para aprender. E acho fundamental o trabalho depois do teste, onde o aluno é encorajado a aprender com os seus erros.

      Um abraço,

      Carlos

Deixe um comentário

