Dica 406 – A educação mudou. E você?

Num artigo muito interessante publicado na revista Você S/A, Gil Giardelli fala sobre a nova educação.

O mundo mudou e a maneira de aprender mudou. E é muito importante que nós estejamos preparados para isso. Como ele escreve no artigo, “ficar sentado, esperando receber o conhecimento do professor, é um comportamento do século passado“. Hoje em dia o conhecimento está disponível em todo lugar e precisamos ir atrás dele e saber como alcançá-lo.

Isso não significa que a escola e os professores não são mais necessários. Ainda são, e muito.  Segundo o artigo, “frequentar uma escola é importante para compartilhar os valores da sociedade, o coletivismo e o trabalho em rede“. Na aula de inglês, por exemplo, a interação entre os alunos é importante. Você treina a comunicação com outras pessoas e põe em prática o que você está aprendendo. Você testa o que aprendeu, testa as hipóteses que criou para o funcionamento da língua e vê se o que você sabe funciona.

O professor, ainda segundo o artigo, “não é mais o dono do conhecimento, e sim o maestro do aprendizado“. Não adianta você esperar que o professor ensine tudo. É você que precisa aprender, e o professor vai te guiar e ajudar.

Como eu já escrevi em uma das dicas anteriores, aprender é um verbo ativo e a iniciativa deve partir de você.

Você pode até estudar inglês por conta própria, sem ir a nenhuma escola. Mas é importante organizar grupos de estudo. Junte-se a pessoas que estejam aprendendo inglês. Vocês podem ter encontros reais ou virtuais. Essa interação vai ajudar a melhorar o seu inglês. Além de tudo, é divertido poder conversar com outras pessoas.

Se você é daqueles que espera receber tudo pronto, está na hora de mudar. Quando eu comecei a aprender inglês há mais de quarenta anos, não havia tanto acesso ao inglês como existe hoje. Hoje em dia, você é bombardeado por inglês por todos os lados. É muito mais fácil! É preciso ir atrás.

Aprender inglês está ao seu alcance cada vez mais. Depende de você!

Até a próxima,

Carlos

Anúncios

2 Respostas to “Dica 406 – A educação mudou. E você?”

  1. Andrea Ebert Says:

    Oi Carlos, gostaria de uma dica destes grupos de estudos via internet. Você conhece algum interessante?
    Queria também agradecer e parabenizar pelo seu ótimo trabalho. Um abraço,

    • carlosgontow Says:

      Oi Andrea,

      Obrigado pela palavras.

      Eu não conheço nenhum grupo específico. Existem muitos sites onde há salas de chat em inglês. No entanto, o que falei nessa dica é que você pode ter um grupo de amigos que se reúna virtulamente. Uma opção é através do Skype, onde várias pessoas podem conversar ao mesmo tempo.

      Um abraço,

      Carlos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: