Dica 414 – Você não precisa saber a explicação de tudo

Quando nós estamos aprendendo uma língua estrangeira, temos a mania de querer saber a explicação de tudo. Mas isso não é necessário.

Antes de você brigar comigo, responda: Você sabe explicar tudo em português? Será que não existem coisas que você diz sem saber o porquê?

Um dia desses, eu estava conversando com a minha família sobre uma viagem que vamos fazer e dizia que vamos embarcar num domingo. A minha filha Bruna então me perguntou: “Por que vamos viajar em pleno domingo?” E praticamente sem nenhuma pausa, já emendou: “O que significa pleno?” Eu e a Cris ficamos parados e não conseguimos explicar. Sabemos que a palavra pleno significa “completo” ou “inteiro”, mas não conseguimos explicar o que quer dizer “em pleno domingo”, ou outras expressões como “em plena luz do dia”. 

O mais incrível é que a Bruna usou a expressão corretamente. Só depois ela se deu conta de que não sabia o que significava aquela palavra. Isso acontece muito quando a gente fala a nossa língua. Nós ouvimos a expressão tantas vezes que aprendemos a usá-la. Ou seja, aquilo é uma expressão e se usa naquele contexto.

Numa aula de inglês, se um aluno pergunta o que significa alguma coisa e o professor responde que é uma expressão, o aluno olha com aquela cara de quem diz: “Ele não sabe”. E olha de lado para os outros colegas, mostrando que o professor o está enrolando. Mas na verdade não está.

Assim como fazemos com a nossa língua, precisamos aceitar que certas coisas não têm explicação e usá-las assim mesmo. Através do uso vamos aprendendo como usar cada expressão. Além disso, muita leitura também ajuda, pois vemos as expressões sendo usadas e vamos aprendendo as situações em que podemos usá-las. E ouvindo muito inglês – através de filmes, rádio, música, etc – também.

Pense sobre as coisas que você não sabe explicar em português. E fique mais tranquilo em relação ao seu inglês. Se funciona para a sua língua nativa, também funciona para a língua estrangeira.

Até mais,

Carlos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: