Dica 506 – Dois vídeos para você praticar o segundo condicional

Eu já contei aqui que muitas vezes estou assistindo a um filme e de repente percebo uma determinada estrutura gramatical sendo usada. Minha cabeça está sempre ligada nessas coisas. Eu sou professor 24 horas por dia. Embora as pessoas que estão comigo achem um pouco estranho, eu gosto de fazer isso. E agora, com o uso do computador, consigo editar a cena e usá-la com meus alunos.

Cenas de filmes são bons exemplos de como a língua é usada naturalmente. Nos livros e vídeos feitos especialmente para ensinar inglês às vezes o diálogo soa um pouco forçado e não é muito natural. Como autor, eu sei que não é fácil escrever um diálogo usando o vocabulário que os alunos conhecem e usando apenas as estrutruras que queremos ensinar. Por isso, não estou criticando os autores de livros didáticos. Mas acho que sempre podemos complementar o que aprendemos nos livros e cursos com material autêntico.

Para quem está estudando inglês usar um material autêntico é mais difícil, pois o vocabulário é mais amplo do que o vocabulário do livro. Você pode ouvir muitas palavras que não conhece ainda. Mas isso também é bom, pois você vai sendo exposto a outro tipo de vocabulário e tem a oportunidade de aprender muito mais.

As duas cenas a seguir são do seriado “The Big Bang Theory”, um dos seriados mais engraçados de todos os tempos. Essas cenas são ótimos exemplos do uso do segundo condicional. Assista a elas várias vezes, divirta-se a pratique essa estrutura.

Rat Man and Mouse Boy:

Captain Arrogant:

Eu já escrevi aqui que para aprender a entender inglês é melhor assistir a filmes em inglês sem legenda. Quanto mais você assistir, mas vai conseguir entender. Mesmo que não entenda todas as palavras, vai entender pelo contexto. Isso vai sempre melhorando, à medida que você assiste mais e mais.

No caso desses vídeos, coloquei a legenda em inglês, pois o meu objetivo não é compreensão do que é dito, mas sim praticar a estrutura gramatical. Nesse caso, vale a pena ouvir, ler e tentar falar junto. Pode ser difícil no início, mas com bastante prática você consegue. É só ter persistência.

Divirta-se e vá sempre aprimorando o seu inglês!

Até mais,

Carlos

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: