Dica 528 – Faça frases com as palavras novas

Um dos grandes desafios para quem está estudando uma língua nova é aprender vocabulário. É muito comum aprendermos palavras novas para logo em seguida esquecê-las. Se você pegar um livro antigo que você estudou há algum tempo e der uma folheada nas páginas, com certeza vai encontrar várias palavras que estudou – e que sabia na época – mas que já não se lembra mais.

O que acontece muitas vezes é aquela velha história que eu já falei tanto aqui. Muitas vezes nós estudamos para a prova, mas não para nós mesmos. Ainda carregamos dentro de nós aquela ideia errada de que temos que aprender para ir bem na prova. Depois que fomos bem na prova, esquecemos o que tínhamos estudado.

Ninguém aprende inglês para a prova. A gente aprende inglês para saber inglês, para saber falar. E ter um vocabulário maior e mais amplo nos auxilia a nos expressarmos melhor. O que diferencia um bom falante de inglês de um mais ou menos é uma maior amplitude de vocabulário.

Você precisa aprender as palavras para você, para saber usá-las e para saber em que contextos elas podem ser usadas. Não adianta decorar uma lista de palavras, com suas definições. Uma palavra isolada é vazia. O fundamental é você saber usar essas palavras.

Uma ideia que eu já dei foi a de fazer cartõezinhos com as palavras de um lado e as definições (em inglês) e exemplos do outro. (Veja a Dica 12).

Esta dica vai mais além. Depois de você aprender a palavra e ver exemplos de como usá-la, procure criar frases com a palavra que aprendeu. Não crie uma ou duas, mas crie muitas frases usando essa palavra em diversos contextos. Se não conseguir, olhe num dicionário e veja os exemplos que lá aparecem. Depois tente criar os seus próprios exemplos.

Faça esse exercício muitas vezes. Cada vez que repetir, tente formar frases diferentes. Quanto mais variedade de frases você conseguir formar, mas você vai aprender a lidar com a palavra.

Depois de você estudar a palavra e tentar usá-la em diversos contextos, você vai sentir que a palavra vai começar a soar mais natural para você. E aos poucos você vai começar a usá-la naturalmente em situações que aparecem na sua vida. Nesse caso, dizemos que a palavra já pertence a você, ou seja você já é dono desta palavra para usar na sua vida.

Claro que isso dá trabalho, mas também dá excelentes resultados. E lembre-se de que para aprendermos algo precisamos nos esforçar e praticar bastante.  Se você se dedicar, conseguirá aprender qualquer coisa.

Até mais,

Carlos

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Dica 528 – Faça frases com as palavras novas”

  1. Rafael Says:

    Se tem um problema que eu tenho em aprender ingles é memorizar novo vocabulário. Se eu aprendendo 30 palavras em um dia, como posso colocá-las em pratica?

    • carlosgontow Says:

      Olá Rafael,

      Obrigado pela pergunta. Se isso servir de consolo, esse problema não é só seu – é da maioria dos estudantes de línguas.

      Aprender 30 palavras por dia é muita coisa. Não dá tempo de você conseguir praticar tantas palavras num dia só. Claro que se são palavras dentro de uma mesma categoria – por exemplo, cores, nomes de comida, etc – é mais fácil, pois você só precisa associar a palavra ao objeto. Quando são palavras que expressam coisas diferentes, dá mais trabalho.

      Eu sugiro que você divida essas palavras em grupos menores. Pode tentar praticar 10 de cada vez e depois passar para o outro grupo. Mais tarde você volta ao primeiro grupo e tenta ver o que lembra.

      O importante é praticar muito e tentar usar as palavras no dia a dia?

      Espero que ajude. Se tiver mais perguntas, pode escrever.

      Um abraço,

      Carlos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: