Quando você acorda todos os dias, você nunca sabe ao certo o que vai acontecer com você. Mesmo que você tenha planejado o seu dia minuciosamente, há muita coisa que acontece que é fora do seu controle. A vida é um constante improviso e temos que ficar preparados para entrar nesse jogo, ou viveremos sempre frustrados.
Temos lidar com situações novas que aparecem, mudar de planos em função dos acontecimentos e ir sempre improvisando novas soluções. Isso é bom, pois se a vida fosse todinha planejada, não teria a mesma graça. Você já começaria o dia sabendo tudo o que ia acontecer, sem nem uma surpresa ou novidade.
Se a vida é um improviso, nada mais natural que o seu inglês também seja, pois ele faz parte da sua vida. Quando você começa a conversar com alguém, você nunca sabe que rumo a conversa vai tomar. Você pergunta uma coisa e não sabe o que a pessoa vai responder. E depois da resposta dela, você não sabe como vai continuar a conversa. Precisa improvisar sempre!
Quando você está estudando inglês, você encontra vários diálogos no seu livro. Esses diálogos são muito importantes para você aprender, pois são modelos que vão ajudar você a adquirir as estruturas da língua e a aprender expressões usadas no dia-a-dia. Você precisa estudá-los e praticá-los. Eu acho que decorar diálogos é muito útil, pois você grava expressões e frases que vai poder usar depois. Porém, isso não significa que você vai usar sempre o mesmo diálogo, do mesmo jeito. Você precisa saber improvisar uma conversa.
Isso parece óbvio, mas muita gente fica frustrada porque quando vai falar com alguém a pessoa usa palavras e frases que ele não conhece, ou porque fala as coisas numa ordem diferente da que ele aprendeu. E aí ele não sabe como responder. Mas tudo isso é uma questão de treino.
O improviso também pode ser treinado. Por isso, quando estiver estudando e praticando o seu inglês, divida o trabalho em duas partes. Na primeira, estude o diálogo e as estruturas exatamente como são. Repita-os muitas vezes e grave-os na sua cabeça. Depois que tiver praticado bastante, tente improvisar em cima das situações do diálogo. Tente falar o mesmo diálogo em uma ordem diferente. Mude as palavras, procurando dizer a mesma coisa de uma forma diferente. Há várias maneiras de dizer a mesma coisa. Mude o contexto do diálogo, falando coisas parecidas mas sobre assuntos diferentes. Em outras palavras, brinque com a língua, brinque com a sua maneira de falar. Divirta-se com isso. Você pode até fazer uma brincadeira e tentar ver de quantas maneiras diferentes você consegue falar a mesma coisa.
Na hora de você conversar com alguém, muitas frases prontas virão à sua cabeça. Isso é normal, mesmo na sua língua nativa. Mas a maneira como você vai combinar essas frases e usá-las dentro do contexto da sua conversa é que vai mostrar o seu domínio sobre a língua.
Isso acontece com atores no teatro. Eles ensaiam uma peça, decoram o seu texto direitinho, mas muitas vezes precisam improvisar. Se não improvisarem a peça para. Você pode considerar o seu estudo e a sua prática como a fase de ensaio. E depois você vai para vida, onde vai improvisar.
Prepare-se para a vida, improvise e fale inglês cada vez melhor!
Até a próxima,
Carlos
Tags: aprender, blog, brincadeira, brincar, brinque, carlos, conversa, decorar, dialogo, dicas, dicasingles, divertir, divirta, ensaiar, ensaio, falar, frustacao, frustrado, frustrar, gontow, improvisar, improviso, ingles, livro, para, praticar, pronto, real, saber, treinar, vida, wordpress
Deixe um comentário