Dica 563 – Cantar afina o ouvido linguístico

Sabe aquelas coisas que a gente já sabe, mas que é sempre bom ouvir novamente para confirmar? Foi assim quando li essa matéria no Language Magazine. Segundo ela, cantar numa língua estrangeira pode melhorar muito a maneira de falar. Isso foi comprovado por um estudo feito na Escócia, na Universidade de Edinburgh.

Neste estudo, grupos de alunos adultos ouviram frases em húngaro e as repetiram cantando. Outros grupos apenas as repetiram falando. E os grupos que cantaram acabaram falando melhor do que os grupos que apenas falaram. Em alguns testes, os grupos que cantaram tiveram uma performance duas vezes melhor do que aqueles que apenas falaram. Além disso, os que aprenderam cantando conseguiram se lembrar das frases em húngaro com maior precisão do que os outros.

O teste foi feito com húngaro, por ser uma língua muito diferente para os falantes de inglês, mas os resultados se aplicam a qualquer língua.

Eu sempre acreditei que cantar ajuda a aprender inglês. Eu mesmo aprendi inglês cantando. Não que eu ache que dê para aprender inglês somente cantando. É preciso estudar também, mas cantar ajuda muito. Você aprende a pronúncia das palavras, aprende a juntar as palavras e os sons, e aprende as estruturas da língua, que acabam saindo corretas da sua boca quando você precisa falar. Como diz a matéria, cantar afina o ouvido linguístico.

No livro que eu e a Cris escrevemos, “Aprenda Inglês Cantando e Aprenda a Cantar em Inglês” nós damos várias dicas de como usar as músicas a seu favor para aprender inglês. Este aliás, é um dos tópicos mais perguntados nos comentários que recebo aqui no blog. Ou seja, todo mundo já sabe disso!

Aprender inglês cantando, além de divertido também é muito eficaz. Como está sendo comprovado agora por estudos acadêmicos.

Veja a matéria no link abaixo:

http://languagemagazine.com/?p=6883

Até mais,

Carlos

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: