Dica 570 – Alagados… o que?

Ouvindo a Rádio BandNewsFM hoje no meu carro, me diverti ouvindo as respostas dos ouvintes a uma pergunta feita pelos âncoras da emissora:

O que vem depois de “Alagados”, na letra da música dos Paralamas do Sucesso?

As respostas foram das mais variadas, desde “cristal” (que era o que eu achava, também) até “futsal”.

E você sabe, a letra dessa música?

Muitas pessoas reclamam que não conseguem entender as músicas em inglês. Não se dão conta, no entanto, que mesmo em português é difícil entender tudo o que se diz numa letra. O que acontece é que se você não entende a música na sua própria língua, você deixa pra lá. Muitas vezes você canta errado e nem se dá conta de que está errado, ou que aquilo que está cantando não faz sentido. Mas quando é uma música estrangeira e você não entende, você se culpa. Você acha que porque já estuda inglês há muito tempo tem obrigação de entender tudo. E sofre com isso.

Não sofra! Perceba que nem sempre dá para entender tudo mesmo. E não é sua culpa. Às vezes o cantor tem uma dicção ruim, ou o som dos instrumentos está mais alto do que a voz. Pode ser que seja uma palavra que você não conheça, ou até que a junção de duas palavras pareça formar uma palavra nova – como o exemplo que eu dei de “a mantissidão” numa das primeiras dicas do blog (que era “amantes se dão”).

E além do mais, quanto mais você aprender inglês, melhor o seu inglês vai ficar e mais você vai entender. Mas isso não quer dizer que um dia você vai entender tudo. Eu tenho um inglês ótimo e muitas vezes não entendo palavras ou frases numa música. Até amigos meus que são americanos já me disseram que não conseguiam entender partes de músicas que eu fui perguntar para eles. Assim como nós não entendemos em português, eles também nem sempre entendem em inglês.

Ou seja, se você não entende uma música, fique tranquilo. Você é normal.

No livro “Aprenda Inglês Cantando e Aprenda a Cantar em Inglês” você vai encontrar várias dicas que vão ajudar você a cantar melhor em inglês e a aprender inglês cantando. Ele também tem dicas de como pronunciar melhor as palavras para cantar melhor. E lembre-se de que quanto melhor for a sua pronúncia, mais fácil fica você entender o que você ouve. Quando você não sabe pronunciar alguma palavra, você não a reconhece quando a ouve.

Para matar a sua curiosidade, aqui está a letra correta da música “Alagados”:

Alagados, Trenchtown, Favela da Maré

Até a próxima,

Carlos

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

