Dica 577 – Por que falar inglês?

Num artigo excelente publicado na revista Você S/A de novembro de 2013, Eugênio Mussak fala sobre a necessidade de falar inglês no mundo de hoje. Segundo ele, “o mundo é bem maior para quem tem menos barreiras de comunicação”.

Como eu costumo dizer, ninguém aprende inglês porque quer saber inglês. Nós aprendemos inglês porque queremos usar o inglês para alguma coisa. O inglês é apenas a ferramenta que vai nos permitir fazer algo. Ele é um meio, não um fim.

Segundo o artigo de Mussak, se você fizer uma determinada busca no google em português (ele dá como exemplo “como alavancar resultados”), terá como resposta uns 2 milhões de links. A mesma busca feita em inglês (“how to leverage results”) resultará em 50 milhões de links. Ou seja, só o fato de saber inglês amplia a sua capacidade de obter conhecimento e informação. Acha pouco? É por isso que ele diz que o mundo se torna maior. O inglês abre muitas portas para você. Quanta coisa nova você consegue aprender, só pelo fato de saber inglês!

Mussak ainda fala sobre um assunto muito interessante, que é a questão cerebral-cognitiva. Segundo explicações da neurociência, “pessoas que falam mais de uma língua costumam ter o cérebro mais elástico, com melhor qualidade dedutiva e maior potencial para aprender outras coisas.” Ou seja, aprender inglês vai ajudar o seu cérebro, e por consequência, você terá mais facilidade em aprender outras coisas também. Você acaba ganhando muito mais.

É incrível que ainda exista gente que fala: “Por que eu preciso aprender inglês se não pretendo viajar nem trabalhar em uma empresa multinacional?” Quem pensa assim, está pensando pequeno. Aprenda inglês porque é bom para você. É bom para o seu cérebro, é bom para ajudar você a adquirir conhecimentos novos, e além do mais, você nunca sabe o que vai acontecer no futuro. Quem sabe ainda apareça a chance daquela viagem e daquele emprego? Quando aparecer, você já estará pronto e não vai precisar correr atrás do tempo perdido!

Até a próxima,

Carlos

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

3 Respostas to “Dica 577 – Por que falar inglês?”

  1. Carlos Eugênio Cruz da Silva Says:

    Muito obrigado por este estímulo a mais. Valeu!

  2. Anônimo Says:

    Que prazer poder responder uma de suas dicas. Sou professora de Inglês em Minas Gerais e atuo também como professora de uma disciplina de nome ‘Ambiente Empresarial’ num curso de Gestão e Empreendedorismo em uma nova modalidade de ensino de Minas que é voltada para a empregabilidade. Esta modalidade será uma realidade em todas as escolas estaduais de Minas Gerais no próximo ano, no que se refere ao Ensino Médio. Esta semana usei este mesmo texto para a minha aula, realmente tentando fazer meus alunos de Ambiente Empresarial pensarem na importância do Inglês como ferramenta para um diferencial em seus currículos. Apesar de muitos continuarem dizendo que nunca irão ao exterior, ou, que não aprendem direito nem o Português, quanto mais o Inglês, tive respostas muito interessantes reconhecendo a importância da dedicação a uma língua estrangeira. Agradeço muito todas as suas dicas e tenho divulgado seu site também a meus alunos e colegas professores. Peço sempre que Deus o abençõe, por sua dedicação a sempre nos ensinar um pouco mais. Numa outra escola que trabalho, estão apresentando pequenas peças teatrais suas. Tem sido muito legal e bem criativa. Infelizmente, não me permitiram divulgar pois sentem muita vergonha. A intenção é que apresentassem na Semana de Arte e Cultura, mas não consegui convencê-los. Eles tem atá a próxima sexta-feira para me darem uma resposta. Novamente te agradeço. Que Deus o abençoe! Elssye Alemão Curvelo/MG

    • carlosgontow Says:

      Olá Elssye,
      Obrigado pelo seu comentário e suas palavras gentis.
      Quanto a seus alunos, é normal sentirem vergonha. Procure convencê-los que isso vai ajudar no seu desenvolvimento do inglês. Diga a eles que não precisam se preocupar se errarem alguma coisa. As pessoas que estarão assistindo não sabem como era para ser, por isso não vão perceber os erros. Isso dará mais confiança a eles.
      Abraços, e continue escrevendo,
      Carlos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: