Dica 584 – Aprender não deve causar medo

Como professor, é comum eu me deparar com a cara de pânico de certos alunos quando começo a ensinar alguma coisa nova. O simples fato de você iniciar um assunto ou um ponto gramatical novo  faz aparecerem aqueles olhos arregalados e uma cara de medo. Alguns alunos até respiram mais ofegantemente, como numa situação de medo mesmo. Parece que estão sob alguma ameaça. E a ameça é o desconhecido.

Eu já falei várias vezes sobre o medo de errar, que nos bloqueia e paralisa. O medo de fracassar, ou de não entender, é mais ou menos a mesma coisa. A pessoa vai aprender uma coisa nova e tem medo de não aprender, tem medo de achar difícil e de não conseguir. Muitas vezes isso não é consciente – é apenas uma reação que aparece.

Eu digo e repito: é muito raro aprender alguma coisa ou entender tudo perfeitamente de primeira. E isso não é só no caso do aprendizado de inglês – vale para tudo. Aprender envolve tentativa e erro. E o erro é muito importante para você corrigir o seu rumo e tentar chegar ao caminho certo. Este é um processo bacana, divertido, e prazeroso. Você faz uma hipótese na sua cabeça, a coloca em prática, vê que não funciona e vai experimentando até acertar.

Acertar de primeira não é a regra, mas a exceção. Por isso, não tenha medo quando se deparar com o desconhecido. Saiba que não entender é normal no início. E que com o tempo e a prática, você vai entender melhor. Quanto tempo e quanta prática? Isso depende de cada um. Não existe um tempo fixo. É muito pessoal.

Tente se lembrar de outras coisas que você já aprendeu e que foram difíceis no começo. Com o tempo elas foram ficando mais fáceis. Se não ficaram, foi porque você não tentou o suficiente.

Por exemplo, entender o present perfect em inglês é difícil mesmo. Ele é usado em diversas situações diferentes, e não existe um equivalente em português para você poder comparar. É complicado tentar entender só racionalmente. O jeito é ler vários exemplos e ir aos poucos “sentindo” como usar esse tempo verbal. Muitas vezes o professor apenas diz ao aluno que aquilo não se fala daquele jeito. Ele vai experimentando várias maneiras, até descobrir como é. É um processo de descoberta. Cheio de erros até chegar ao acerto.

Isso acontece com tudo. Aos poucos você vai descobrindo o que soa melhor e acaba usando determinada estrutura de maneira correta. Tudo no seu tempo.

Quando for aprender algo novo, não entre em pânico. Fique feliz! Aprender é um processo gostoso. Você começa sem saber nada e vai cada vez mais construindo o seu conhecimento até aprender um pouquinho, um pouco, muito e  até você realmente saber, respeitando o seu tempo.

Vá em frente, sem medo!

Até a próxima,

Carlos

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: