Dica 585 – Você é inteligente!

Um dia desses, numa das minhas aulas, perguntei aos meus alunos se eles se achavam inteligentes. Para minha surpresa, vários disseram que não. Alguns disseram que “mais ou menos”, o que também me deixou surpreso.

Todas as pessoas são inteligentes. O que acontece é que existem muitas inteligências diferentes. Você já ouviu falar da teoria das múltiplas inteligências?

Segundo o psicólogo Howard Gardner, o conceito tradicional de inteligência não é suficiente para descrever a grande variedade de habilidades cognitivas humanas. A teoria das múltiplas inteligências, descrita por ele, afirma que uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligência. Uma pessoa que leva mais tempo para dominar uma multiplicação simples, pode aprender melhor a multiplicar através de uma abordagem diferente, por exemplo. Ela pode ainda ser excelente em um campo fora da matemática. Essa pessoa pode até compreender o processo de multiplicação em um nível profundo, que parece ser mais lento, mas que pode esconder uma inteligência matemática muito maior do que a de uma pessoa que rapidamente memoriza a tabuada.

Existem vários tipos de inteligência: a lógico-matemática, a linguística, a musical, a espacial, a corporal-cinestésica, a intrapessoal, a interpessoal, a naturalista e a existencial, e a cada dia se fala de outras. Todas as pessoas são inteligentes – o que varia é o tipo de inteligência que é mais forte em cada pessoa. Se você tiver interessse, leia mais sobre o assunto, pois é fascinante.

Eu li um frase recentemente no facebook que dizia que todo mundo é um gênio, mas se você julgar um peixe pela sua habilidade em subir em árvores, vai achar que ele é um burro. Isso acontece com qualquer pessoa.

Se você tem um tipo de inteligência mais forte do que outro isso não significa que é incapaz de fazer o resto. Apenas significa que precisará de mais esforço para aprender as coisas que não são o seu forte. Se você é ótimo em  matemática, mas não é tão bom em geografia, aprenderá matemática mais facilmente. No entanto, com bastante esforço vai aprender geografia também.

Sim, você é inteligente. Pense nas coisas em que você aprende bem e facilmente. Com certeza há várias! Você pode ser ótimo em esportes. Isso significa que sua inteligência corporal-cinestésica é muito grande. Isso também significa que se estudar inglês se mexendo, dançando, fazendo movimentos associados às palavras que aprende, vai aprender melhor.

Pode ser que a sua inteligência linguística seja menor do que outras, mas isso não significa que você não consegue aprender inglês. Consegue, sim! Basta se esforçar mais, e associar o aprendizado às suas inteligências mais desenvolvidas.

Acredite na sua inteligência! Você consegue aprender o que quiser!

Até a próxima,

Carlos

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: