Dica 587 – A responsabilidade por aprender é sua

De quem é a responsabilidade por aprender? A gente costuma dizer que quando aprendemos é porque somos inteligentes, mas quando não aprendemos é porque o professor é ruim. Parece que a responsabilidade por aprender é só do professor. E você? Quanta responsabilidade tem nesse processo?

Essa semana eu li um artigo excelente publicado na newsletter do BRAZ-TESOL, com o título “Autonomy: Sharing Responsabilities in the Classroom”. O artigo foi escrito pela minha amiga Elaine Chaves Hodgson e discute qual a responsabilidade do aluno no seu processo de aprendizado. Se você tiver acesso a essa newsletter, leia. Se você é professor de inglês e ainda não é membro do BRAZ-TESOL, basta se associar e vai receber a newsletter em casa.

É claro que o professor tem um papel importante em ajudar os alunos a aprenderem. Mas o professor não ensina. O professor mostra o caminho e ajuda o aluno a trilhá-lo. Eu li uma vez e já disse aqui que o professor abre a porta , mas o aluno é quem tem que entrar. Se ele não tomar as rédeas do seu aprendizado, não vai aprender mesmo.

O objetivo de qualquer aprendizado é em aprender a ser autônomo, como Elaine diz muito bem no seu artigo. Ser autônomo significa saber se virar por conta própria, e fazer as coisas sem ajuda. Afinal, é isso que você vai fazer durante a sua vida. Eu, por exemplo, não preciso mais fazer cursos de inglês. Eu estou sempre aprendendo coisas novas por conta própria. Leio, procuro coisas em livros, dicionários, na internet, etc. Faço cursos, sim, mas de outras coisas – metodologia, literatura, e outros assuntos que me interessam. Mas também aprendo muito sozinho – todos os dias. Ouço uma palavra nova em um filme ou seriado e vou procurar o que significa. Vou procurar outros exemplos de como se usa a palavra até que consiga entender como se usa e em que contexto se usa. E começo a tentar usá-la.

Muitos alunos não fazem a lição de casa, não participam da aula, não estudam e depois reclamam que não estão aprendendo. De quem é a culpa?

Se você aprende uma palavra nova na aula e não entende o que significa, o que faz depois? Fica chorando dizendo que inglês é difícil, que o o seu professor não explicou direito, que o texto era difícil demais? Ou vai atrás até descobrir o que aquela palavra significa? O professor pode dar um, dois, três exemplos, mas você pode achar mais vinte por conta própria. Há vários dicionários impressos e online que dão a definição da palavra e vários exemplos. Você só não aprende se não quiser.

Como a Elaine fala no seu artigo, nos seus estudos você pode e deve sempre tentar ir além. Aprendeu 12 nomes de comida em inglês na escola? Tente aprender 5 a mais por conta própria. Aprendeu um adjetivo? Procure o verbo, advérbio, substantivo, prefixos e sufixos associados a ele. Vá sempre além do que está aprendendo!

Há uns tempos encontrei um colega meu de curso de inglês. Ele tinha estudado na mesma turma que eu há mais de vinte anos. Agora eu estava dando aula na escola, e ele ainda era aluno – estava voltando a estudar inglês. Qual a diferença entre nós dois? Não é que eu seja melhor do que ninguém, eu simplesmente me esforcei mais e fui em frente.

Olhe à sua volta e veja as pessoas que você conhece que falam inglês bem. O que elas fazem de diferente? Quem sabe os seus exemplos podem inspirar você também. No meu livro “101 Dicas Para Você Aprender Inglês com Sucesso” eu conto várias dessas histórias. Se essas pessoas conseguiram, você também vai conseguir.

Lembre-se. Você consegue aprender, mas a responsabilidade é sua! Vá em frente!

Até mais,

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

